Agora há pouco, a Prefeitura cancelou mais uma reunião com os trabalhadores. Desta vez, a pauta era sobre a contratação de estagiários em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). O Sismuc aponta que existem servidores concursados em lista de espera, apenas aguardando a convocação para trabalhar.
A administração afirma que faltam funcionários e os servidores confirmam a sobrecarga nas jornadas. Mas em vez de convocar os concursados que têm à sua disposição, a gestão quer precarizar o trabalho e o ensino por meio da contratação de estagiários. O cancelamento desta reunião vem na sequência de manifestações que ocorrem hoje pela manhã nos cmeis. Em pauta, três principais reivindicações:
1) O cumprimento da hora-atividade para o planejamento das atividades pedagógicas realizadas na educação infantil;
2) A transformação da carreira para professor de educação infantil aprovada na Lei 14.580 de 2014;
3) A isonomia salarial com o profissional de magistério nível médio, prevista para dezembro de 2014.
Frente às promessas não cumpridas e ao descaso da administração com os trabalhadores, a categoria realiza manifestações em frente a alguns locais de trabalho, distribuindo a Carta aos Pais – A verdade sobre a Educação Infantil em Curitiba.
Foi o caso do Cmei José Alencar. Hoje a unidade completaria três dias seguidos sem o fornecimento de água corrente. Necessidade básica de higiene e hidratação de crianças entre 0 a 5 anos de idade e também dos trabalhadores do local.
Ainda pela manhã, a chefe do núcleo regional Bairro Novo, Josiane Gonçalves, contratou um caminhão pipa para fornecimento emergencial de água ao cmei enquanto os servidores aguardam a manutenção do encanamento. Que já havia sido consertado anteriormente, sem sucesso, segundo representantes da própria regional.
Mas não é apenas água que falta no Cmei. Em reunião com a chefe, as professoras de educação infantil pontuaram diversas questões problemáticas:
– Falta de material de limpeza;
– Fiações expostas e tomadas quebradas ao alcance das crianças;
– Vazamentos decorrentes de problemas no encanamento, já identificados desde outros anos;
– Alagamento e infiltrações por conta de chuvas;
– Caixa de luz sem tampa e que também infiltra quando chove, sendo necessário desligar a luz da unidade nos dias de chuva para evitar choques elétricos.
A chefia se comprometeu a enviar um engenheiro para realizar um laudo e encaminhar as reformas necessárias. Segundo o coordenador do Sismuc, Giuliano Gomes, ela não se comprometeu com qualquer prazo, alegando que precisa do relatório do engenheiro para prover qualquer solução. “O Sismuc vai acompanhar o andamento das questões levantadas pelos trabalhadores neste e nos demais cmeis”, garantiu ele.
A panfletagem também ocorreu em diversas unidades e regionais, com a intenção de alertar a população, em especial os pais das crianças atendidas pelos cmeis, sobre as condições de trabalho oferecidas pela Prefeitura de Curitiba.