No dia dos engenheiros, servidores de Curitiba protestam por valorização profissional

Nesta quinta-feira (11), data comemorativa ao Dia do Engenheiro, cerca de 150 profissionais de engenharia e arquitetura do quadro público municipal realizaram protesto, em frente a sede da prefeitura de Curitiba, por valorização profissional e plano de carreira para as categorias.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), Carlos Roberto Bittencourt, a falta de valorização dos profissionais da prefeitura faz com que cada vez mais os engenheiros e arquitetos se afastem da opção pela carreira no serviço público. “A atuação dos engenheiros e arquitetos do serviço público é fundamental para a elaboração de políticas públicas e para o planejamento de obras que contribuam para o desenvolvimento da cidade. Portanto, a sociedade também perde com a falta de valorização desses profissionais, que acabam trocando o serviço público pela iniciativa privada, que reserva muitas vezes melhores salários e condições de trabalho”.

Segundo a arquiteta da prefeitura, Bruna Griguol, o plano de carreira reivindicado pelos profissionais viria a sanar algumas distorções e defasagem salariais no serviço público. “Buscamos um plano de carreira e valorização profissional com reais avanços, para que o profissional não fique 15 anos no serviço municipal com o mesmo salário de quando entrou, que é o caso de vários colegas nossos, cujos salários continuam estagnados ao longo da carreira”.

Confira a notícia na íntegra