Com Plano de Carreira, professores da Educação Infantil definem pautas para 2015

Na reunião do Coletivo dos Educadores (10), os professores
e professoras da Educação Infantil repassaram as conquistas do Plano de Carreira
e definiram a pauta específica de 2015.

Com a conquista da aprovação na Câmara do Plano de
Carreira e a mudança de nomenclatura, o cenário neste final de 2014 é de
expectativa e vigilância para a sanção do Decreto de Lei pelo prefeito Gustavo
Fruet.

Com a provável sanção do prefeito, o projeto é implantado
em quinze dias. Com isso, a gestão tem 90 dias para regulamentar o processo de
enquadramento do novo Plano de Carreira.

Na abordagem sobre o Plano, de acordo
com informações da gestão, será disponibilizado um simulador para os servidores
verificarem sua inserção na nova tabela.

A Carreira da Educação Infantil é
organizada em tabela linear, com quatro níveis de graduação. A luta, nesse
sentido, continua sendo pela inserção de quinto nível referente ao doutorado.

O Sismuc vai fornecer todas as informações aos
educadores sobre a adequação ao novo Plano de Carreira. Será feita pela
Comunicação do Sismuc uma cartilha explicando o passo a passo e todas as
informações sobre o novo Plano de Carreira.

A adesão desse segmento dos servidores ao novo Plano de
Carreira é considerada como necessária, uma vez que é resultado direto da
conquista das greves recentes.

Professores da Educação Infantil têm
condições para avanços em 2015

Em reunião, as professoras da Educação Infantil puderam
avançar na proposta de novas melhorias no seu trabalho e carreira. O enquadramento
no novo Plano conquistado mantém os benefícios já incorporados de outros
períodos.

Na reunião do coletivo, a partir do atual projeto de
Plano de Carreira, os servidores sugeriram melhoras para o local de trabalho e também
para a carreira. Por exemplo, exigiram uma política de cotas para esses
profissionais de Educação Infantil no mestrado profissional em Educação da
Universidade Federal do Paraná (UFPR).

No Plano de Carreira, constam quatro formas de
graduação. O que está definido até o momento é o ingresso na carreira. Há
necessidade de tipificar todas as
graduações que são permitidas ao professor da educação infantil. Uma das pautas
das educadoras é a definição sobre quais são as graduações, caso de formações
como Letras, Educação Física, Artes, etc.

A pauta dos educadores passa por formação de qualidade
e pela educação especial com maior número de cursos para esses profissionais. Consta
na pauta específica o fim da terceirização da alimentação e a produção de
alimentos no Cmei; o dimensionamento de cada unidade, com o número de
profissionais necessários e infra-estrutura.

Em busca de
nova composição da jornada de trabalho

De acordo com o Plano de Carreira aprovado pela
Prefeitura, um quinto da jornada de trabalho destina-se à hora permanência. As
educadoras apontaram, em reunião, a continuação da pauta histórica de um terço
para a hora-atividade.

Para isso, será preciso formar um grupo de trabalho
com a Prefeitura, mediante cronograma a ser estabelecido. Dessa forma, de
acordo com as professoras da educação infantil, a sinalização do prefeito
Gustavo Fruet de fato encaminhe a implantação da hora permanência de 33%.

Sobre
a aposentadoria, ficou definido o patamar de aposentadoria especial com 30 anos
e 55 de idade para os homens e 25 anos e 50 de idade para mulheres. Os que
ingressaram na década de 1990 vão poder pedir a aposentadoria especial e a
Prefeitura vai avaliar caso a caso. Isso está firmado com a Prefeitura e os
servidores devem receber proventos integrais.