Acabada a eleição para presidente, as redes sociais já se inflamam com a tentativa de dividir o Brasil entre eleitores de Dilma Roussef e Aécio Neves. No entanto, o mapa eleitoral mostra outra realidade. A votação de ambos candidatos foi expressiva por todo o Brasil.
A maior vantagem de Aécio se deu em São Paulo. Contudo, o tucano perdeu para Dilma Rousseff em Minas Gerais, estado que governou por duas vezes, e Rio de Janeiro, importante colégio eleitoral do Sudeste. Em Minas Gerais, a vantagem da presidente reeleita foi um pouco acima de 400 mil votos.
O mapa eleitoral publicado pelo jornal O Globo também mostra que tirando São Paulo e Mato Grosso, a eleição se polarizou a favor de Dilma com destaque para Pernambuco, onde o tucano era apoiado pela família Campos, Amazonas e todo o Nordeste.
Outro dado que desmente a divisão do país entre sul e norte é a votação total da petista. Enquanto que no norte e nordeste Dilma alcançou 24,8 milhões de votos, na região sul e sudeste os votos totalizaram 26,7 milhões.