Prefeitura pretende rever composição de equipes do ESF

Ontem, houve a primeira reunião da Mesa de Negociação Permanente do SUS. Discutiu-se principalmente o Regimento Interno, que vai orientar a condução das negociações entre trabalhadores e patrões no Sistema Único de Saúde. A composição da mesa tem representantes das secretarias municipais da Saúde, Recursos Humanos e do Trabalho, além da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (Feaes). Do outro lado, dez sindicatos de trabalhadores da saúde, dentre eles o Sismuc, pautam as reivindicações dos trabalhadores.

A política nacional já segue esta linha desde 2003, quando foi criada a Mesa de Nacional de Negociação Permanente do SUS. Inclusive, o debate sobre Regimento Interno teve por base de consulta o documento que rege a mesa nacional. Debates sobre valorização, arrocho salarial, trabalho decente, saúde do trabalhador e democratização do SUS deverão estar entre as pautas da mesa.
Sindicatos
Além do Sismuc, compõem a mesa a Federação dos Servidores Municipais do Paraná (Fessmuc); o Sindicato das Assistentes Sociais do Paraná (Sindasp); dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços da Saúde (Sindesc); dos Servidores do Estado da Saúde do Paraná (Sindisaúde); dos fisioterapeutas (Sinfito); dos fonaudiologos do Estado do Paraná (Sinfopar); dos Odontologistas do Estado do Paraná (Soepar); dos Médicos do Paraná (Simepar) e dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindasc).
ESF
Em assembleia realizada nesta segunda-feira, os trabalhadores da Saúde municipal rejeitaram a Proposta da Prefeitura de nivelar por baixo as gratificações de membros da Estratégia de Saúde da Família (ESF), o que traria arrocho salarial para diversas categorias. Frente a isso, uma das primeiras medidas da nova mesa foi criar uma comissão paritária (quatro representantes da gestão e quatro dos trabalhadores) para discutir a reestruturação da composição dos trabalhadores presentes nas equipes do ESF, que a gestão quer expandir para outras unidades.
Serviço
Mesa de Negociação Permanente do SUS
Data: 15 de outubro
Hora: 9:00
Local: Ed. Laucas
Comissão Reestruturação Equipes ESF
Data: 24 de outubro
Hora: 9:30
Local: Ed. Laucas
Mesa de Negociação Permanente do SUS
Data: 19 de novembro
Hora: 9:00
Local: Ed. Laucas

Nota de apoio do SISMUC ao Sindipetro

O SISMUC manifesta seu total apoio e solidariedade aos trabalhadores organizados no Sindipetro PR e SC, que, após 16 assembleias, deliberaram pela Greve Nacional de Advertência de 24 horas, marcada para esta quarta-feira, 26 de março. A mobilização dos petroleiros

Leia mais »