Coordenadores e representantes do Sismuc participam da comissão que vai construir a consulta pública para direções de cmeis. A nova legislação terá por base leis que já foram aprovadas em outros municípios e, nesta etapa, a comissão estuda esse outros textos. Organizado pela superintendência de educação infantil da Secretaria, o grupo só vai propor uma legislação para Curitiba depois de analisar outras experiências, como na reunião de hoje.
O Sismuc também tem um representante na comissão responsável pelo processo eleitoral nas escolas municipais, que começou a ser debatido na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira. Para o sindicato, é muito importante participar dessa comissão, pois entende que o ambiente escolar não é composto só por uma profissão, mas pelo conjunto dos trabalhadores de escola. Portanto, o sindicato entende que os processos são e devem ser relacionados.
O debate que ocorre na Câmara, sobre as escolas, dará subsídios inclusive para a construção da lei que trata dos cmeis. “Historicamente, os trabalhadores reivindicam o direito de todas as categorias escolherem entre seus próprios pares quem será chefia, seja em cmeis ou quaisquer unidades do serviço público municipal”, explica o coordenador Eduardo Recker, que compõe a comissão sobre consulta pública nos cmeis. A consulta pública para direção dos cmeis foi conquista da Greve dos Educadores e o sindicato luta para que todas as categorias possam usufruir do mesmo direito.
Plano de Carreira dos Educadores
Encaminhado à Câmara na metade de agosto pela Prefeitura após sugestões de alterações indicadas pelo Sismuc, o projeto foi aprovado pelo departamento jurídico da Casa e deve ser encaminhado para tramitação nas comissões legislativas a partir de semana que vem.