Sismuc terá dois representantes na mesa permanente do SUS

O Sismuc deve ter dois representantes na mesa permanente do SUS. A informação foi confirmada em mesa de negociação com a gestão. Os indicados já foram definidos na reunião doConselho Municipal de 

Saúde que ocorreu em julho. Para a cadeira titular e suplente foram indicadas Sônia Nazaretj Duarte e Ana Paula Cozzolino. Posteriormente, entre os dias 25 a 29 de agosto o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese ), realiza curso de formação em mesa de negociação.
A criação da mesa permanente do SUS em Curitiba é um importante passo na solução de conflitos, na avaliação do Sismuc. “A mesa tem o intuito de melhorar o atendimento não só em Curitiba, mas também ser referência para o Paraná. Vamos buscar melhorar a relação dos usuários com os trabalhadores”, indica Sônia Nazareth, coordenadora do Sismuc. Para a mesa, além da pauta dos servidores, o Sismuc promete encampar os anseios da população: “A entidade tem o debate sobre o que pode ser melhorado no cotidiano, pois está na ponta do atendimento, averiguando as necessidades”, completa.


Pautas específicas
A discussão da pauta específica também incorporou outras pautas dos trabalhadores. A gestão se comprometeu a atender o item 4 da pauta, que é a inclusão de auxiliar de enfermagem em ambulâncias brancas. O que precisa ser feito antes são ajustes burocráticos. Quanto ao item 6, que trata de espaço físico e mobiliário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a gestão diz que vai averiguar as situações.Outro ponto com consenso é o tópico 21: “Atendimento à pauta dos auditores da saúde”. Segundo o diretor do Departamento de Políticas de Pessoas da SMRH, Sérgio Malheiros, já foram feitas entrevistas com auditores. Após levantamento de dados, será realizada uma proposta. “Está encaminhado. Até o fim de 2014 deve sair”, previu.


Travou
A extensão da gratificação de 80% na ESF e a expansão da Fundação dentro das UPAs são pontos que vão ter novos debates até o fim de agosto.