Os servidores municipais foram uma das categorias a participar do Curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB), espaço de formação organizado pela Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR), nesse final de semana (dias 2 e 3).
A primeira etapa do curso foi feita na cidade de São Mateus do Sul e contou com a presença de trabalhadores petroleiros, agricultores familiares e também a juventude da agricultura familiar, ao lado da participação de representantes do Sismuc, que ministraram e participaram do curso.
Eduardo Recker Neto, da pasta de formação do Sismuc, aponta que a diversidade de categorias fortaleceu o curso, com a troca de experiências. “Diferentes ramos se encontraram, em uma formação de caráter marxista”, afirma Neto, em referência à obra e método de Karl Marx (1818-1883), obra fundamental para o movimento operário entender a exploração do trabalho promovida pela forma de produção capitalista (http://www.marxists.org/).
A ementa (programa) da primeira etapa do curso passa por uma análise do capitalismo; formação da classe trabalhadora no Brasil; desigualdade na formação da sociedade brasileira e modelo de sindicalismo atrelado ao Estado.
Já os próximos módulos devem abordar modelos de sindicalismo; oposições sindicais; criação e princípios da CUT. Outro tema importante é a Organização por Local de Trabalho (OLT). “Neste tema, teremos a parte prática que é fazer o roteiro do trabalho de base. Trataremos também de comunicação sindical”, diz Neto.
O público alvo do curso são os dirigentes sindicais e a base da categoria indicada pelo seu sindicato. O contato para inscrição de um sindicato é a Secretaria de Formação da CUT, com Juliana (41-3232-4649).