O prefeito de São José dos Pinhais Luiz Carlos Setim acionou o Sindicato dos Servidores Municipais de São José dos Pinhais (Sinsep) na justiça. A ação contra a presidente Juciane Zuanazzi alega que o sindicato difamou a saúde pública municipal em 2013 ao denunciar problemas na área. Ontem (29), em audiência de conciliação, a gestão tentou uma retratação. Acordo negado pelo sindicato, que acredita ser seu dever defender os interesses dos trabalhadores e da população.
Na audiência, a proposta do governo Setim era de que o Sinsep abrisse espaço em seu jornal e site para que a Prefeitura divulgasse uma campanha. Em troca seria retirada a ação. A proposta foi negada pela presidente do sindicato. Para ela, o sindicato denunciou “a precariedade em que a saúde pública estava à época”. Uma nova audiência foi marcada para 24 de julho.
Perseguição
A judicialização do debate político preocupa os defensores da liberdade de expressão. Além disso, é considerada postura antissindical. A coordenadora do Sismuc Ana Paula Cozzolino, que esteve na audiência, protesta : “Isso pode refletir em todos os sindicatos. A gente, o cidadão e a imprensa não vão mais poder apontar os problemas de uma gestão que será processado por atingir a boa imagem de um prefeito? Isso não é democrático, mas sim uma tentativa de censura”.
A coordenadora do Sismuc ainda afirma que a Prefeitura vizinha devia se preocupar em resolver os problemas e não apagá-los na força da justiça. “Em Curitiba, a gente questiona o governo a todo tempo. É a nossa função. Já à Prefeitura cabe ouvir-nos e buscar soluções nas mesas de negociação”.