Além de terceirização, servidores da SMAB enfrentam possível remanejamento forçado

Os servidores dos Armazéns da Família estão assombrados com a condução da Secretaria Municipal de Abastecimento (SMAB). Em uma reunião convocada no seu dia de folga, em 14 de abril, a gestão anunciou a intenção de terceirizar o atendimento em caixa (PDVs) nos armazéns. Após o choque, os trabalhadores se organizaram com apoio do Sismuc e terão uma mesa de negociação com o superintendente de recursos humanos da secretaria amanhã (8), a partir das 14:30.

A intenção da gestão é realocar todos os agentes administrativos que hoje fazem a operação de caixa do armazém. Em lugar deles, será realizada uma licitação para o atendimento em caixa. Hoje, a empresa realiza a reposição de mercadorias nos armazéns. Apresentada naquele mesmo dia 14 pela Prefeitura, a proposta de remanejamento dos PDVs é considerada insatisfatória. Por meio de um grupo de estudos elencado pela categoria em assembleia, o projeto foi criticado e, agora, uma contra-proposta será entregue na reunião de amanhã com as condições consideradas aceitáveis pelos trabalhadores. 

Na contra-proposta, os servidores propõem o remanejamento consentido como solução. A proposta apresentada pela gestão determina que a SMAB teria total liberdade para remanejar os funcionários como bem entendesse, dando espaço para arbitrariedade, perseguição e assédio moral. Já o texto aprovado pelo coletivo do abastecimento hoje (foto) determina a necessidade do aval do trabalhador para ser remanejado, além de que o preenchimento da requisição não seja supervisionado pela chefia imediata. Fora isso, eles reivindicam que o formulário possa ser preenchido também por meio do Portal RH 24 horas, da Prefeitura, e não somente em sua unidade sob tutela do patrão.

"As medidas incluídas na contra-proposta visam dar voz ao trabalhador, com ou sem a perspectiva da terceirização, na hora do remanejamento", afirma Patrícia de Souza Lima, coordenadora do Sismuc. Também foram subtraídas partes do texto que permitiam a interferência unilateral da chefia sobre os funcionários. "Os servidores eleitos para a mesa de negociação com a SMAB devem estar no sindicato às 13:00 de amanhã para irmos até lá juntos", lembra a coordenadora.

Errata

A pedido da Prefeitura, informamos que não será extendido o contrato à empresa Orbenk e, sim, realizada uma licitação, possibilitando a concorrência no processo de terceirização dos PDVs que será implementado pela gestão municipal.

Notícias Relacionadas 

 

 

14/04/2014

Proposta de terceirização nos armazéns vai na contramão da melhoria do atendimento