Projeto de Lei garante conquista histórica a servidores de Enfermagem e Saúde Bucal

O executivo municipal apresentou ontem (29), na Câmara de Vereadores a proposição 005.00055.2014, que eleva o cargo de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) de nível básico para médio e transforma o de Auxiliar de Enfermagem em Técnico de Enfermagem. A proposta representa o avanço de uma pauta histórica, que valoriza os trabalhadores da saúde, e vem após uma extensa luta travada desde 2004, quando foi instituído o Plano de Carreira dos servidores.

A última notícia a respeito da pauta veio no dia nove de agosto do ano passado e os servidores já estavam apreensivos, sem saber se a gestão cumpriria a promessa feita em 2013. Ainda, segundo Irene Rodrigues, coordenadora do Sismuc, o novo enquadramento é uma conquista dos trabalhadores, mas poderia avançar ainda mais. "A Prefeitura prometeu o nível técnico também aos profissionais da saúde bucal, mas entregou apenas para os enfermeiros", critica.

Agora, a proposição passa pelas comissões de legislação, justiça e redação, onde foi apresentada hoje, serviço público e economia, finanças e fiscalização. Depois, deve ir ao plenário da Câmara para apreciação pelos vereadores.