Idosos têm acesso à lei que destina recursos para capacitação

O Coletivo dos Idosos do Sismuc informa que teve acesso finalmente aos editais de financiamento do Fundo Nacional do Idoso (FNI)*.

 O benefício deste acesso é a possibilidade de organização de eventos de capacitação do idoso em diferentes áreas. É possível com isso acessar recursos do governo municipal, estadual e federal para investimento na capacitação. A pauta já era uma exigência do Sismuc no interior do Conselho Municipal do Idoso.

“O projeto abre para capacitação em educação, saúde, entre outros temas. Havia antes uma lei como esta apenas em relação às crianças”, diz Salvelina Borges, do Coletivo do Idoso.  

A dificuldade anterior era a falta de acesso à destinação de recursos. “Com isso podemos agora visitar hospitais e centros de idosos para realização de trabalhos informativos”, explica Salvelina.

O projeto está em consonância com as diretrizes contidas na Política Nacional do Idoso, no Estatuto do Idoso e no Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), entre outras ações voltadas à defesa dos direitos da pessoa idosa.

(*De acordo com Lei Federal 12919, aprovada em dezembro de 2013 e da Lei 12952, aprovada em janeiro de 2014).

Trânsito


Com isso, projetos que já estão em andamento, como é o caso do “Capacitação do Trânsito", podem acessar essa fonte de financiamento.

Está programado o "10 de maio amarelo”, organizado pela ONG Anamob, quando os aposentados fazem marcha com o objetivo de conscientizar a população sobre o trânsito.