Servidores dos armazéns consolidam remanejamento e jornada de sábado pela manhã

A administração concluiu o estudo focado nos Armazéns da Família de Curitiba. Os resultados da pesquisa foram apresentados hoje (9), em reunião com o Sismuc, e se referem ao horário e qualidade no atendimento à população, após as recentes mudanças de escala de trabalho aos sábados. 

A partir do estudo, a Secretaria Municipal do Abastecimento (Smab) descartou a eliminação de atendimento aos sábados. A eliminação é uma reivindicação do sindicato. Agora, esta escala está limitada à parte da manhã. Porém, foi definida em mesa a continuidade do debate e a chance de pautar mecanismos como a escala para rodízio entre os servidores no sábado. 

Ao lado da comissão dos servidores da Smab, participaram da reunião Christian Luiz da Silva, superintendente da secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura (SMRH) e Marcelo Munaretto, superintendente da Secretária Municipal do Abastecimento.  

Os dados da pesquisa sobre o atendimento aos sábados indicaram que está entre os dias mais solicitados para as compras. De acordo com a pesquisa, 20% das pessoas preferem o sábado, quando são feitos 16,29% dos atendimentos – mesmo após a redução do horário nesse dia. 

Nos dados, o dia segue com grande freqüência de compras, porém também é criticado pela população. A pesquisa sobre o atendimento aos sábados indicou que os sábados são considerados os piores dias para compras, por ser o dia que concentra a ida da população.

Demanda real dos trabalhadores 

Os servidores questionaram a possibilidade de suspensão do atendimento aos sábados e sugeriram escalas entre os trabalhadores neste dia. A gestão aceitou rediscutir a proposta, mas ressaltou que neste momento não acena para a eliminação aos sábados. 

Porém, segue firme a demanda dos trabalhadores pela alteração de escala. “A necessidade dos trabalhadores é de descanso aos sábados e domingos, até pelo tipo de atividade. Há sábados com pico de atendimento e outros com atendimento reduzido. Reconhecemos o esforço da gestão na pesquisa, mas é uma necessidade dos trabalhadores a alteração de escala”, diz Juliano Soares, da coordenação do Sismuc.  

Proposta de remanejamento 

A secretaria apresentou proposta de remanejamento no formato de Portaria para ser analisada pelo sindicato. Na visão da gestão, tal Portaria deve solucionar os problemas dos trabalhadores em relação ao tema. 

A avaliação dos servidores é de que as medidas conquistadas até o momento são positivas, mas é necessário que o remanejamento se estendesse a todos os locais de trabalho da Smab.  

A secretaria comprometeu-se com o remanejamento entre os armazéns. Mas levantou dificuldades na transferência em todos os equipamentos do Abastecimento, o que envolve locais de trabalho e atividades diferentes. Mas sinalizou disposição ao debate. 

Ficou definida então análise do sindicato sobre o projeto entregue pela gestão e nova reunião para definição sobre o remanejamento. Nos próximos encontros, os servidores serão liberados em horário de trabalho para participação dos debates sobre a Portaria. O início do remanejamento já previsto está apontado para o início do segundo semestre, de acordo com a gestão. 

Compromisso de normatização de desconto de valores 

Os servidores questionaram sobre as diferenças de valores no fechamento dos caixas – no qual o recurso pode sobrar ou faltar. Hoje, os punidos são os trabalhadores em caixa (PDV), que são obrigados a retirar o valor de sua própria remuneração. 

Foi relatado também o problema com as senhas dos servidores. Os agentes administrativos não têm direito ao uso de uma senha exclusiva para acesso ao caixa. 

A Smab e a SMRH comprometeram-se a normatizar e regulamentar estes problemas no uso do sistema. A SMRH reconheceu que esta situação é insustentável. 

Calendário 

Foi acatada na reunião a sugestão dos representantes do Sismuc de organização de um calendário prévio em relação aos feriados e recesso, de maneira que os servidores possam organizar sua vida pessoal para aproveitar os momentos de feriado ao lado da família.