Página do Sismuc nas redes sociais teve mais de 200 mil visualizações

A página do Sismuc no Facebook atingiu um número gigantesco de acessos neste fim de semana. Desde a foto das educadoras acorrentadas em frente à Prefeitura, até o anúncio do fim da greve, pelo menos 138 mil pessoas viram as postagens publicadas pelo sindicato. Isso em dois dias.


A postagem mais visualizada foi a foto das educadoras acorrentadas à Prefeitura de Curitiba e em greve de fome. A ação ocorreu às 21h30 do dia 21 de março (sexta-feira). Com a foto era solicitada uma mesa de negociação com o prefeito Gustavo Fruet. Fato que ocorre no sábado, por volta das 13 horas. A publicação teve 38 mil visualizações e 847 compartilhamentos (apuração fechada na segunda-feira) e mais de 380 curtidas. Esses números são recordes na Fan Page do sindicato, que conta com mais de 6 mil “fãs”.


Durante a greve, diversas ações nas redes sociais foram promovidas pelo sindicato. Foram vídeos produzidos pela Quem TV e pela assessoria de imprensa, reportagens, fotos, “repórteres da base” e textos instantâneos informando o passo a passo da greve aos educadores nas ruas, aos pais, à imprensa e ao público em geral. “Nós buscamos cobri cada momento da greve. As caminhadas, a repercussão na mídia, os fatos, o pensamento dos educadores e dos pais. Tudo feito de forma ‘ao vivo’ nas redes sociais e no nosso site. Ainda estamos levantando os dados, mas a greve dos educadores teve mais de 200 reportagens em TV, rádio, jornais e sites”, informa Adriana Claudia Kalckmann, coordenadora de comunicação do Sismuc.


O site do Sismuc (sismuc.org.br) também foi muito acessado durante a greve e no último mês. Foram mais de 30 mil visitas individuais e quase 90 mil páginas acessadas. Desses números, 62% foram de visitantes freqüentes da página e 37% de IPs diferenciados. As visitas, inclusive ocorreram nos EUA, Reino Unido e Chile. Outro dado interessante é o tipo de acesso ao site. Segundo Michel Dohms, que desenvolve o site, 20% dos acessos vieram de plataforma ‘mobile’: “O Sismuc dobrou as visitas durante a greve. Saltamos de 800 visitas diárias para 1,5 mil visitas, tendo pico de 3,5 mil acessos individuais no dia 20”, avalia Dohms. O especialista acredita que esses números podem melhorar nos próximos meses, pois o sindicato estuda a reformulação de seu site: “Acredito que vai aumentar a integração da rede social. Outra coisa é a melhoria da plataforma móbile (celulares e tablets), além de agilizar o processo de informação ao vivo para os trabalhadores e a possibilidade de abrir o site em mais formatos”, programa.