Pelo segundo ano consecutivo, governo Richa não investe o necessário em Saúde

Ainda na reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES), que aconteceu hoje (28), foi apresentado pela Sesa o Relatório Quadrimestral de prestação de contas referente ao terceiro quadrimestre de 2013, entregue aos conselheiros. O documento apresenta pontos críticos no que toca o número de contratação de servidores no Paraná e também no montante de investimento em Saúde, abaixo do previsto em lei. 

O documento apresenta também o acumulado anual do investimento em saúde no Paraná, que envolve os três quadrimestres de 2013, alcança apenas 10,08% de investimento e não os 12% exigidos por lei. 

Já no ponto das contratações de servidores, novamente o governo do estado não atinge a meta prevista, que era a nomeação de 1071 novos servidores na somatória dos quadrimestres. Entretanto, o relatório de 2013 aponta a nomeação de 830 servidores, número que se reduz ainda mais se levado em conta que houve o desligamento de 485 servidores, por aposentadoria ou exoneração. No total, temos então somente 345 servidores contratados. 

Mais democracia no Conselho

Já na segunda reunião extraordinária ocorrida hoje (28), para o debate sobre a composição de mesa do Conselho, a proposta para uma mesa eleita de maneira democrática não foi aprovada. Acabou sendo aprovada a chapa única sem que houvesse indicação a partir de discussões dentro dos segmentos.