Primeira visita de grupo técnico constata condições para 30 horas

O Sismuc e a Prefeitura formaram grupo de trabalho técnico sobre a redução de jornada para 30 horas. O grupo tem o mesmo número de representantes do sindicato e da gestão. 

Com isso, hoje (21), houve a primeira visita de campo para averiguar condições de trabalho, jornada e escala nos cmeis. Foram visitados dois locais, um deles definido pela Prefeitura e o outro pelo sindicato. Na regional do Bairro Novo, o Sismuc indicou o cmei Vila Vitória e a Prefeitura o cmei Salgueiro. 

Em comum entre os dois locais, a constatação dos servidores de que em ambos há condições para a implementação da jornada de 30 horas. “Os dois cmeis estão de acordo com a redução de jornada de 30 horas. Foi levantada a questão da qualidade de vida, inclusive a questão da saúde física e mental que, com (nova) escala, as pessoas renderiam muito mais em sala de aula”, afirma Cinthia de Andrade e Silva, servidora integrante da comissão do Sismuc no grupo técnico.  

Método de pesquisa 

Como método da visita aos cmeis, houve conversa com direção dos cmeis, pedagogos e educadores. Da parte dos servidores, foi averiguado o funcionamento da hora-atividade, além de carga horária e escala de trabalho. No caso do cmei Vila Vitória, constatou-se falta de educadores. 

A partir da primeira reunião do grupo técnico (12 de fevereiro), houve divergências entre servidores e Prefeitura quanto ao prazo para apresentação de resultados do grupo. Este foi um dos fatores que desencadearam a deliberação de greve dos educadores, apontada para o dia 18 de março.