Um espaço para deixar um pouco a correria de lado e pensar os rumos da sociedade que se quer transformar. A segunda etapa do curso de formação do Sismuc está marcada para os dias 21, 22 e 23 de fevereiro, com mesa de abertura no Sismuc (21) e continuidade do curso no Sindicato de Jornalistas do Paraná (22 e 23).
O primeiro módulo abordou “Sociedade e Capitalismo” e o segundo módulo trabalha o tema “Estado e Ideologias”. Ao todo, o curso consiste em sete módulos, sendo um por mês. Integrantes do coletivo de formação do Sismuc revelam que o conteúdo e a metodologia do curso partiram de questões apresentadas pela categoria.
“O conteúdo e a metodologia provocam para a visão de sociedade que gostaríamos de ter, diferente dessa, pensando em alternativas para a sociedade atual. Um debate que a categoria não tem apenas nas atividades comuns do sindicato”, afirma Eduardo Recker Neto, integrante do coletivo de formação e da coordenação do Sismuc.
Ampliar a visão
Esta é a segunda turma do sindicato que participa da formação. Possui 30 inscritos. Para este segundo módulo foram convidados também os servidores que participaram do curso de mesa de negociação para a Campanha de Lutas.
Servidora e coordenadora do Sismuc, Patrícia Gonçalves relata que o curso de formação amplia a compreensão da ação sindical. “Aprendi a olhar a História de um jeito diferente, de modo que eu me interessei mais. E essa visão é necessária no movimento sindical”, relata.