Em entrevista à Imprensa do Sismuc, o prefeito Gustavo Fruet reconheceu a importância dos servidores e indicou a disposição da Prefeitura neste início de campanha.
“Desde o primeiro ano da gestão mostramos abertura para o diálogo, o que exige permanente conversa, paciência e compreensão. Em segundo lugar, numa relação transparente, vamos deixar claro no que é possível avançar e no que não é possível no curto prazo. Em terceiro, a pauta de 2013 avançou quase toda, e algumas questões ficaram para a pauta de 2014”, afirmou.
Ao lado da Prefeitura, a Câmara de Vereadores de Curitiba também é responsável pela pauta dos servidores. Mesmo em ano de Copa do Mundo, Paulo Salamuni, líder da Câmara, afirmou que a condição dos servidores é um assunto central.
“Há um esforço para colocar em dia as finanças da Prefeitura. Se há alguma prioridade neste processo de administração, em primeiro lugar deve vir a questão dos servidores. Falo como servidor que sou do município por concurso. Entendo que é preciso avançar”, diz.
O papel dos servidores
Líder do governo na Câmara, o vereador Pedro Paulo confirmou a necessidade de avanço na exigência dos servidores por valorização.
“Cabe dizer que os servidores têm um papel fundamental na efetivação das políticas públicas. A administração tem os seus limites, mas o diálogo deve ser o ponto inicial e final de uma relação democrática do prefeito com os servidores. Neste sentido, o prefeito recebe os servidores para ouvi-los e neste sentido o desafio é garantir a valorização dos servidores”, disse.