O Ofício Circular número 001/2014 da Secretaria Municipal de Abastecimento foi direcionado aos servidores dos Armazéns da Família, no dia 10 de janeiro. A orientação normativa informa sobre as alterações nos horários e na jornada de trabalho.
Com isso, ficou estabelecida a jornada definida em mesa de negociação entre sindicato, PMC e Smab, no dia 19 de dezembro de 2013.
A partir do dia 04 de fevereiro, passa a valer a seguinte jornada diária: de terça a sexta-feira, de 8h30 até 18h, com funcionamento para a população de 8h45 até 17h15. A jornada aos sábados será de seis horas. Das 8h às 14h para os servidores dos armazéns e o atendimento de 8h30 às 13h para a população.
No máximo seis horas em caixa
A partir de normativa definida em negociação, desde já os servidores devem cumprir no máximo seis horas operando em caixa, executando as outras duas horas em outra atividade. A avaliação da coordenação do Sismuc é de que a medida beneficia a saúde do trabalhador, não interfere nas outras definições em mesa de negociação – e deve ser aplicada de imediato.
Conquistada a alteração da jornada aos sábados – o que elimina o trabalho no sábado a tarde – os servidores acreditam que é possível avançar para a sonhada escala de segunda a sexta-feira, a partir de março.
Um levantamento realizado pela Smab com base no número de atendimentos concluiu que o movimento no sábado a tarde é muito baixo, apenas 9,29%. Neste dia, de acordo com sindicato e servidores, as condições de atendimento à população são precárias, sem suporte técnico. A maioria dos alimentos perecíveis não está disponível aos sábados.
Povo terá atendimento normalmente
O atendimento ao povo nos Armazéns não será prejudicado. Pelo contrário. Serão atendidos todos os usuários que chegarem ao equipamento público até às 17h15 (durante a semana) e até às 13h (aos sábados), mediante distribuição de senhas aos cidadãos que chegarem até esse horário limite.
Os servidores devem estabelecer o revezamento de maneira que a jornada cumpra oito horas e trinta minutos diários de terça a sexta-feira e o cumprimento de seis horas aos sábados.
A escala deve compreender também a troca em horário de almoço e deve ser divulgada com quatro dias de antecedência, de acordo com o Ofício da Smab.
Servidores preparam remanejamento e proposta de escala
Ao longo do mês de janeiro, os trabalhadores estão se reunindo para a construção das propostas que serão apresentadas para a administração. Os pontos para essa discussão se referem à pesquisa referente à escala de trabalho e ao remanejamento.