Reunião define critérios para remanejamento na Smab

No interior da Secretaria Municipal de Abastecimento (Smab), os servidores conquistaram, no fim de 2013, o direito ao remanejamento de local de trabalho, no qual podem optar pelo local mais adequado – próximo ao local de moradia por exemplo -, onde houver vaga disponível. O apontamento, definido em mesa de negociação, é de que o processo de remanejamento se inicie no dia 01 de julho de 2014. 

Uma vez definido o remanejamento, os servidores lutam pela periodicidade de até duas vezes ao ano, uma pauta semelhante ao que ocorre na área da Educação. “O remanejamento na Educação é anual devido ao vínculo e relacionamento do educador com os alunos. Os funcionários do abastecimento não têm esse vínculo, então pode haver o remanejamento mais frequente”, afirma Juliano Soares, da coordenação do Sismuc. 

Dimensionamento adequado 

O desafio do sindicato ao lado dos servidores é alcançar o dimensionamento adequado em todos os locais de trabalho, na relação entre o número de profissionais necessários por local de trabalho e o número de vagas disponível nesse processo. 

Normativa de seis horas nos caixas dos Armazéns 

No dia 14 de janeiro será publicada a normativa em relação às seis horas de trabalho nos caixas dos Armazéns da Família. A normativa havia sido definida em mesa de negociação entre sindicato e Smab, no dia 19 de dezembro. 

A normativa é uma demanda dos servidores. O tema compreende a questão da Saúde do Trabalhador. Antes disso, os servidores eram obrigados a passar oito horas no caixa, o que causava um grande desgaste físico e mental. 

Definição da escala de trabalho 

A próxima reunião dos servidores da Smab está marcada para o dia 21 de janeiro, às 19h, no Sismuc, com o objetivo de estabelecer a metodologia de pesquisa com o usuário sobre a escala de trabalho de segunda à sexta-feira nos armazéns da família.