Em pleno final de ano, servidores estão indignados com dois equívocos cometidos pela Prefeitura de Curitiba no pagamento da folha de dezembro e no 13º. Foi encontrado erro de cálculo no contracheque de diversos trabalhadores.
O primeiro erro se refere ao cálculo no pagamento de gratificação de risco de vida que deve ser de 30%, porém foi pago em torno de apenas 25%.
O outro erro da PMC é referente ao pagamento de auxílio-alimentação abaixo do teto – neste caso, no mês de dezembro. Os diretores do Sismuc explicam que, desde abril de 2013, quando a categoria conquistou a incorporação do PPQ, o sindicato e a comissão de negociação tiveram o cuidado de, junto com a incorporação, aumentar o teto do auxílio-alimentação.
“A PMC se comprometeu em aumentar o teto. O decreto, que deveria ser publicado com antecedência, teve problemas”, comenta Irene Rodrigues, da coordenação do Sismuc.
Informação da SMRH
A partir de denúncias e reclamações da categoria, a direção do Sismuc averiguou imediatamente com o RH da PMC.
De acordo com informações da Secretaria de Recursos Humanos (SMRH), houve erro de publicação do decreto que alteraria os valores do teto do auxílio-pecúnia. A secretaria afirma que o decreto será corrigido e publicado em janeiro de 2014, com pagamento retroativo.
“Se já houve folha suplementar em outros momentos, neste caso deveria haver muita urgência”, avalia a direção do sindicato.
Orientação
A orientação do Sismuc aos servidores – em caso de erro de cálculo no pagamento de gratificação ou auxílio-alimentação – deve ser feita a denúncia para a Ouvidoria do RH.