Mobilização pressiona por respostas

No dia 11 de dezembro, integrantes da direção do Sismuc e representantes dos trabalhadores dos Armazéns da Família pressionaram a gestão para obter uma data para retorno dos dados sobre a jornada e escala de trabalho (atualmente de terça a sábado, o que é motivo de críticas e pedido de retorno para segunda a sexta). Outros pontos de pauta também foram discutidos. 
 
Nesta reunião com a Secretaria Municipal de Abastecimento (SMAB) ficou definido que a apresentação dos dados será, finalmente, no dia 18 de dezembro. Este é um compromisso que a SMAB havia assumido. Na reunião, foram obtidos outros avanços, tal como a garantia de compra de cem computadores e equipamentos novos para os servidores. 
 
A readequação dos equipamentos é urgente após constatação do Departamento de Saúde Ocupacional que apontou 32 pontos de risco à saúde do trabalhador. 
 
Por conta desses indicativos, o Sismuc convoca uma reunião com a categoria para amanhã (13 de dezembro), às 19h, para a avaliação da mesa de negociação do dia 11, a partir de questões como jornada, gratificação SMAB, condições de trabalho e saúde do trabalhador. 
 
Pontos de luta
 
Na reunião, em que a gestão novamente deixou de apresentar o retorno dos dados sobre a mudança dos dias de trabalho, o sindicato apontou a falta de produtos nos armazéns aos sábados. Junto a isso, os trabalhadores elencaram que o movimento dos armazéns aos sábados é menor do que nos outros dias.
 
“Sábado nos prejudica devido à falta de abastecimento de alguns produtos nesse dia”, afirma Artur Neto, servidor do SMAB Boa Vista e representante do segmento da mesa de negociação. 
 
A própria gestão desde reuniões anteriores vem reconhecendo positivamente a necessidade de debate da eliminação do turno no sábado à tarde e no sábado como um todo. Mas a manutenção ou mudança na atual escala de trabalho ficou apontada para o dia 18 de dezembro. 
 
O Sismuc defendeu também que a demanda de alteração de escala não é nova. A escala de trabalho de segunda a sexta-feira foi alterada para a escala de terça a sábado no dia 03 de janeiro de 2012. “Queremos a solução dessa escala para que o trabalho siga com qualidade”, acrescenta Juliano Rodrigo Marques Soares, coordenador do Sismuc.  
 
Uma medida conquistada foi a documentação de todos os problemas surgidos em local de trabalho. Outra pauta garantida é a realização de uma normativa com o relato de cada situação específica em local de trabalho. “Com isso, o servidor passa a ter como se defender com a normativa”, afirma Alessandra Oliveira, coordenadora do Sismuc. 
 
Outras questões pautadas na mesa de negociação se referem à proposta de remanejamento, quando ficou apontada reunião em janeiro com a PMC, com proposta feita pelos trabalhadores e definição no segundo semestre de 2014. 
 
De acordo com a direção do Sismuc, qualquer ameaça aos trabalhadores dos Armazéns da Família nesse processo de mobilização deve ser relatada ao sindicato, que tomará as medidas cabíveis. Nenhum recuo na conquista desses direitos. 


Observação: devido à falta de luz no Edifício Delta na noite do dia 11, a ata será publicada em breve na página do Sismuc.