Educadores de Guarapuava garantem direito de eleger diretores

No mesmo dia em que os educadores da Prefeitura de Curitiba se reúnem em assembleia para discutir os avanços na gestão de pessoas, um fato exemplar ocorrerá em Guarapuava, interior do Paraná. Os educadores, professores, trabalhadores e pais da cidade realizarão a primeira eleição para diretores em 12 cmei’s. 

A conquista foi garantida com a aprovação e homologação da lei 2.194/2013 e a proposta considerou como base a lei que já garante o direito de eleição de diretores para escolas do município desde 2002.

“O exemplo de Guarapuava mostra que o avanço nesta questão depende de vontade política e não há impedimentos legais para que isto ocorra”, diz Juliano Soares, coordenador do Sismuc. 


A luta dos educadores de Guarapuava, segundo a presidente do Sindicato dos Servidores, Funcionários Públicos e Professores Municipais de Guarapuava (SISPPMUG), Clair Simões Rodrigues é organizada desde 2009. O mais importante, para ela, é que “a diretora deixa de ser cargo político que muitas vezes eram nomeadas por isso, eram indicados e atrapalhavam a organização dos trabalhadores. Ficavam refém de quem indicou. A eleição garante o fortalecimento do magistério como um todo e para categoria que podem avançar em outras questões”.


Assembleia dia 13
A assembleia dos educadores da Prefeitura de Curitiba inclui na pauta o debate sobre a eleição para diretores de cmei’s da cidade. Algo que já vem sendo debatido há algum tempo pela categoria e com os administradores. A atividade ocorre no dia 13 de dezembro, a partir das 19 horas, e também inclui o debate de outros pontos da isonomia com o magistério. O local é o Centro de Convenções – R. Barão do Rio Branco, 370.
 

15 de maio – Dia do/da Assistente Social

No Dia do Assistente Social, reconhecemos o papel crucial desses profissionais na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Seu trabalho é fundamental para garantir que todos tenham acesso aos seus direitos básicos e vivam com dignidade. Vamos valorizar

Leia mais »