Servidores das UPA’s votaram na escala de trabalho

Os servidores municipais atenderam à convocatória do Sismuc e votaram no modelo de escala de trabalho nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s). A consulta foi realizada entre 28 de novembro e 2 de dezembro e contou com a participação de todas as 8 unidades. 
 
A nova escala de trabalho é fruto da própria mobilização dos servidores. Na reunião anterior do grupo técnico de estudo sobre escalas, realizada no último dia 14, os representantes dos servidores apontaram as confusões promovidas pelas escalas atuais e cobraram a garantia de carga horária igual entre quem trabalha em turno diurno e noturno.
 
Hoje ocorreu a apresentação dos dados da consulta, quando 839 trabalhadores (79,9% do total) votaram em um dos três estudos apresentados pelo grupo de técnico de estudo. O estudo mais votado referente à proposta de escala foi o número 2, que obteve 54% das votações. O estudo número 1 teve 36% e o terceiro estudo apenas 10%. 
 
Porém, é importante lembrar que a decisão final da categoria será feita na reunião do dia 12 de dezembro, quando o estudo completo será apresentado pelo sindicato, para debate e votação. “A proposta ainda não está definida. Ela será discutida em assembleia e a decisão final está na mão dos trabalhadores”, convoca Diana Guérios, diretora do Sismuc. 
 
Recomendação do sindicato e crítica 
 
O sindicato havia feito à crítica à proposta 1, apresentada pela Superintendência, por entendê-la como prejudicial sobretudo aos servidores que trabalham no turno da noite.  e recomendado votação na proposta 2, que recebeu maior apoio. A medida garante que os servidores do diurno atuem com turno de 6 horas, distribuídos de segunda a sexta-feira, com plantões de 12 horas no sábado e domingo (confira lista abaixo).  
 
Reunião com grupo técnico mantém o que já havia sido estabelecido 
Na reunião realizada hoje entre a Superintendência e RH da Saúde e os representantes dos trabalhadores, encontro que durou a tarde inteira, foi definida a data do início da implantação da escala e horas-troca. Após a definição da assembleia dos trabalhadores (dia 12), a implantação da nova escala está prevista para o dia 26 de janeiro de 2014. 
 
O número de trabalhadores por equipe foi um dos pontos de pauta da reunião de hoje. Ficou estabelecido que será mantido o número anterior e definiu-se também a forma de discussão de recolocação para os turnos de trabalho manhã/tarde para os funcionários que aderiram na escala 12 por 60. 
 
“O pleito dos trabalhadores era a garantia de 36 horas para a realização de troca de plantão e a administração ofereceu 12 horas. Seguimos em negociação na tentativa de garantir 24 horas para a troca ou a manutenção do acordo anterior”, afirma Diana Guérios, da direção do Sismuc. 
 
Com informações de Guilherme Carvalho 
 
Confira o formato dos três estudos: 
 
Estudo 1. (36% de votação)
 
Diurno: com turno de 6 horas, distribuídos de segunda a sexta-feira, folgas nos finais de semana e feriados. 
Noturno: composição de 4 equipes com plantões à noite distribuídos em 12 X 84 horas e diurno de 12 horas no sábado e no domingo, com total de 10 plantões ao mês. 
 
Estudo 2. (54% de votação)
 
Diurno: com turno de 6 horas, distribuídos de segunda a sexta-feira, plantões de 12 horas no sábado e domingo, intercalados com folgas no final de semana, 120h/mensais. 
Noturno: 12 X 60 horas
 
Estudo 3. (10% de votação)
 
Diurno: com turno de 6 horas, distribuídos de segunda a sexta-feira, plantões de 6 horas no sábado e domingo, intercalados com folgas no final de semana, totalizando 120h/mensais.
Noturno: 12 X 60 horas