Servidores das UPA’s devem votar na melhor escala de trabalho

O modelo de escala de trabalho nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da Prefeitura de Curitiba pode ser decidido pelos servidores municipais. A partir de hoje (28) e até o dia 2 de dezembro, os servidores podem votar em uma enquete disponibilizada pelo RH24 horas. Cada um pode escolher a melhor proposta dentre 3 possibilidades. 

O Sismuc orienta os servidores a participarem da votação e entende que o “Estudo 1” é mais prejudicial. Sobretudo aos servidores que trabalham no turno da noite. Segundo Diana Guérios, coordenadora do Sismuc, “esta opção obriga os servidores a cobrir sábados, domingos e feriados e a trabalhar em um período diurno de 12 horas, dificultando o convívio familiar e qualidade de vida. Também não tem garantia de 120 horas para o diurno”.

Debate
A realização da enquete é resultado da mobilização dos servidores e da negociação realizada com a gestão municipal. O objetivo é chegar a uma proposta que agrade a maioria dos servidores, já que não há consenso. Na reunião do grupo técnico de estudo sobre escalas, realizada no último dia 14, os representantes dos servidores apontaram as confusões promovidas pelas escalas atuais e cobraram a garantia de carga horária igual entre quem trabalha em turno diurno e noturno.


A proposta de 12 horas por 60 de folga para o turno diurno foi descartada pelos representantes da Secretaria de Saúde. Caso houvesse insistência sobre essa proposta, o grupo seria desfeito, porque a gestão é contra. Pelas opções elaboradas pelo grupo, as escalas podem ser melhor definidas. Os estudos 2 e 3 trazem propostas que garantem o cumprimento de, no máximo, 120 horas mensais de trabalho, o que seria um avanço, já que a carga do diurno chega atualmente a 132 ou 138 horas.


Para Diana, a melhor opção, é a 2. A medida garante que os servidores do diurno atuem com turno de 6 horas, distribuídos de segunda a sexta-feira, com plantões de 12 horas no sábado e domingo, intercalados com folgas no final de semana, em um total de 120h/mês. Já o noturno trabalharia na escala de 12/60.


Como votar
O servidor deve acessar o RH24 horas, clicar na caixa da pesquisa, selecionar o turno atual de trabalho e, depois, votar em um dos 3 estudos disponibilizados. Após, basta clicar em enviar.


No próximo dia 5 o grupo volta a se reunir para avaliar o resultado da enquete e formular uma proposta oficial a ser debatida com os servidores. O Sismuc realizará uma assembleia com o segmento para debater a medida e aprovar um encaminhamento. Se for aprovada, as novas escalas passarão a valer a partir do início de 2014.