Entidades se mobilizam em audiência pública contra leilão de Libra

 O leilão das reservas do pré-sal do Campo de Libra, na Bacia de Santos, previsto para o próximo dia 21, será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira, 14, no plenarinho, a partir das 9 horas. A iniciativa é dos deputados Tadeu Veneri (PT) e Gilberto Maritin (PMDB), a pedido dos movimentos social e sindical, que estão mobilizados para convencer o governo federal a suspender o leilão.

Em manifesto, noventa e seis entidades pedem que não seja permitida a exploração do Campo de Libra para empresas multinacionais. Os movimentos defendem que as reservas estratégicas de energia devem ficar sob a responsabilidade da Petrobras. Conforme a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o Campo de Libra, deve produzir pelo menos 1 milhão de barris por dia, o equivalente à metade do que o país extrai atualmente

De acordo com as entidades, estão em jogo a soberania e o desenvolvimento do país. “ As multinacionais, além de exportarem tudo o que produzem, não geram empregos aqui, nem movimentam a indústria nacional como faz a Petrobras”, diz o manifesto.