Nesta quarta-feira uma audiência pública discute de quem é a atribuição de fazer o policiamento de trânsito em Curitiba. A proposta da Prefeitura é que esta fiscalização seja da Setran. No entanto, os guardas municipais reivindicam o papel principal para este tipo de trabalho.
Na proposta da Prefeitura seria criada a Polícia Municipal de Trânsito com sugestões da população e que seria de responsabilidade da Setran: “Queremos trabalhar na prevenção e na educação, para mudar para melhor o comportamento no trânsito, melhorando a mobilidade e poupando vidas”, disse o prefeito Gustavo Fruet.
Para os guardas municipais, a fiscalização é uma atividade que dever ser exercida pelo segmento, assim como ocorre com a Polícia Militar em âmbito estadual. Um exemplo desse papel é a atuação exercida pelos guardas na Semana Nacional de Trânsito ou em palestras de trânsito educativas nas escolas. Outro questionamento é o fato de os trabalhadores da Setran serem celetistas, enquanto que os guardas municipais são concursados, o que poderia invalidar as multas.
Para o Sismuc, a criação do departamento de trânsito dentro da Guarda Municipal já seria um bom caminho. A audiência pública ocorre nesta quarta-feira, 25, às 17 horas, na Câmara Municipal.
Coletivo extraordinário da Guarda
Em virtude da audiência pública na Câmara de Vereadores, ocorre nesta terça-feira, às 19 horas, coletivo especial dos guardas municipais, no Sismuc.