Assembleia deve informar sobre o que foi discutido com a gestão e os encaminhamentos dos servidores.
Começaram as reuniões sobre o grupo técnico que vai rever a lei 9626/99, que regulamenta o Instituto Curitiba de Saúde (ICS) e o Instituto de Previdência Municipal de Curitiba (IPMC). A comissão foi criada após a mesa de negociação da campanha de lutas. Em virtude disso, o Sismuc realiza assembleia no próximo dia 26 de setembro. O objetivo é posicionar os servidores sobre os trabalhos e também levar contribuições para o grupo de trabalho.
Já ocorreram três encontros, sendo dois burocráticos. Somente agora teve início à questão estrutural, informa Irene Rodrigues, coordenadora do Sismuc. Segundo ela, a proposta inicial é de se criar duas leis: uma para cada instituto.
– A lei precisa dar conta da gestão democrática. Ou seja, ter conselheiros eleitos pelos trabalhadores em igualdade de condições dos indicados pela gestão. No ICS, a importância é rever o rol de beneficiários e a inclusão de filhos até 24 anos, desde que estudantes, como solicitam os trabalhadores – alerta.
O valor de contribuição também é tema do grupo. O ideal é garantir maior investimento do aporte da Prefeitura.
– Nós votamos contra este novo regulamento no conselho, mas são sete membros, sendo seis indicados pela gestão e um pelos trabalhadores. Por isso é importante o debate com a categoria para que a lei seja mais abrangente. Não dá pra forjar mudanças que não tenham o aval dos trabalhadores – completa.
Programe-se
Asssembleia ICS e IPMC – revisão da lei 9626/99
26 setembro
19 horas
Sismuc