Trabalhadores da saúde vão às ruas por valorização

O recado foi dado: saúde de qualidade se faz com valorização. No último sábado, apesar de duas conferências distritais e mutirão na odontologia, servidores do SUEC, ESF, serviços de especialidades, vigilância sanitária, NASF e distrito sanitário foram às ruas da cidade mostrar sua insatisfação com a falta de avanços nas pautas da categoria. O ato foi realizado em conjunto com os servidores da secretaria de finanças, que, assim como os servidores da saúde, lutam pela incorporação de suas gratificações.

A concentração para a manifestação foi na Praça Santos Andrade. Assim que todos estavam reunidos, os servidores caminharam até a Boca Maldita, mostrando os cartazes e faixas com as reivindicações. Uma carta também foi distribuída à população, mostrando como a precarização do trabalho afeta diretamente o atendimento nas unidades. “Não se trata só do salário dos servidores, mas de uma melhoria nas condições de trabalho e no atendimento que é feito à população. A manifestação faz o debate com a sociedade sobre o modelo de saúde que nós queremos para Curitiba”, explica Irene Rodrigues, coordenadora do Sismuc.

As reivindicações dos servidores da saúde não são poucas: a incorporação do IDQ, as 30 horas para os servidores excluídos, o fim das equipes mistas nas unidades de saúde, a contratação de servidores para suprir a demanda da abertura de 10 unidades até as 22 horas, o regime de trabalho de 12h/60h nas UPAs e a valorização dos trabalhadores dos CEOs e Amigo Especial  são as pautas.

Diversas reuniões foram realizadas com a Prefeitura, mas não houveram avanços na valorização dos trabalhadores. A gestão propõe uma reformulação no IDQ e afirma que as 30 horas estão em fase de estudo – o prazo para a questão ser resolvida é o mês de setembro. Na próxima segunda-feira (9), os servidores se reúnem em assembleia, às 19h, para deliberar sobre os próximos passos da mobilização.

Nota de pesar – Lawrence Carvalho Ferreira da Silva

Com profunda tristeza, recebemos a notícia do falecimento do querido servidor público Lawrence Carvalho Ferreira da Silva, aos 44 anos. Lawrence atuava como auxiliar de serviço bucal (ASB) no Centro de Especialidades Odontológicas Sylvio Gevaerd, no Portão. O velório será

Leia mais »