Servidores da saúde bucal participam de conferência em Brasília

Depois de 11 anos, os profissionais de odontologia de todo o Brasil se reuniram em Brasília, nos dias 15 e 16 de agosto, para a 4ª Conferência Nacional das Profissões Auxiliares em Odontologia (Conpa). O evento havia ocorrido pela última vez em 2002. A coordenadora do Sismuc e secretária de Saúde da Confetam, Irene Rodrigues, participou da abertura do evento e foi simposiasta em uma das mesas do encontro.

Na mesa em que participou, Irene destacou a importância do Código de Ética como um instrumento de proteção do profissional. “O código afirma, por exemplo, que é infração ética assumir emprego ou função sucedendo o profissional demitido ou afastado em represália por atitude de defesa de movimento legítimo da categoria. Diz também que o trabalhador tem o direito de recusar-se a exercer a profissão onde as condições de trabalho não sejam dignas, seguras e salubres. Estas são conquistas muito importantes para os profissionais, que devem ser cumpridas”, destacou.

Aproveitando a oportunidade, um grupo de trabalhadores foi até a Câmara de Deputados para protestar contra a PL 1187/11, que institui piso salarial de R$ 1.020 para técnicos em saúde bucal e de R$ 770 para auxiliares e estabelece carga horária de 40 horas para os servidores da área. Os servidores cobram a livre negociação dos salários e a diminuição da carga horária para 30 horas semanais.