Negociação de escalas dos cmum´s não avança

Pesquisa do Sismuc revela que 97% são contra jornada 4 por 2. A preferência é a escala 12 por 60. Prefeitura será questionada, principalmente porque a reunião agendada no dia 21/06 foi desmarcada e até agora a gestão não se posicionou sobre um novo encontro.

O Sismuc aplicou pesquisa com trabalhadores diurnos da enfermagem em cmum’s sobre as escalas de trabalho implementadas pela Secretaria de Saúde. O levantamento revela que a esmagadora maioria (97%) rejeita a escala 4 por 2. Para os trabalhadores, a escala 12 por 60, além de ser a melhor para eles, é que traz o melhor atendimento à população. Esses dados serão encaminhados à Prefeitura.

A pesquisa foi aplicada com 382 trabalhadores dos cmum’s e Upa’s no período diurno (manhã e tarde).  Esses horários concentram cerca de 540 funcionários. Ou seja, mais de 50% dos trabalhadores foram ouvidos. O objetivo principal foi avaliar a adesão das escalas 12 por 60 e a satisfação do servidor com este novo formato de trabalho. O resultado mostrou a necessidade de reformular as escalas, segundo Diana Guérios, auxiliar de enfermagem e coordenadora do Sismuc.

– Podemos observar que 73% dos servidores do CMUM/UPAs concordam com a escala de 12/60h. Além disso, 77% dos trabalhadores acreditam que a escala 12/60h trás beneficio a saúde do trabalhador e melhora o atendimento a população. Isso revela a necessidade de se rever os modelos implementados e que a Prefeitura precisa sentar à mesa – analisa.

Agregado a isso, soma-se o interesse dos servidores em participar da jornada de 12 por 60. Perguntado se porque não foi aderido a essa jornada, os servidores responderam que foram limitados por imposição do RH (3%) e porque a chefia não permitiu (12%).

O questionário foi aplicado nos locais de trabalho com a colaboração dos representantes eleitos em cada cmum ou Upa. Outro dado importante revelado é de que os servidores são favoráveis a que ocorra isonomia de carga horária em todos os turnos (pergunta 8). 84% dos trabalhadores defendem essa posição. 

Assembleia
Nesta quarta, às 19, a saúde realiza assembleia sobre o Decreto 560/2013 e a portaria 79/2013, que tratam da organização das Unidades de Saúde Mistas, equipes ESF e remanejamentos.