Seminário avalia negociações para revisão dos PCCV’s

O Sismuc promoveu no último dia 29 um seminário para aprofundar o debate a respeito dos planos de cargos, carreiras e vencimentos (PCCV) da Prefeitura. O objetivo é preparar a categoria para os trabalhos de revisão dos planos que estão sendo realizados. A atividade durou o dia todo e ocorreu no auditório da APP-Sindicato.

O advogado Ludimar Rafanhin fez uma análise dos planos atuais e comparou com modelos já existentes no serviço público.  À tarde a coordenadora de estrutura do Sismuc Irene Rodrigues fez um repasse das conversas que estão ocorrendo nos 10 grupos de trabalho dos PCCV’s. Ela foi eleita como representante dos servidores para participar de todos os grupos. Por fim, o técnico do Dieese Sandro Silva fez uma análise das tabelas atuais e do que vem sendo apresentado pela administração.

 
O coordenador do Sismuc Eduardo Recker Neto avalia o evento: “Esse evento é de abertura de discussão do plano de carreiras dos servidores. É muito importante para que os servidores tenham um espaço para entender o que é um plano de carreiras, para que serve. Porque o plano vai regular sua vida como um todo”. 


A possibilidade de diálogo com a Prefeitura sobre este tema é resultado de uma luta histórica dos servidores contra o sistema meritocrático e a falta de transparência nas avaliações de desempenho. O incentivo à competitividade em lugar da cooperação entre os servidores está entre as principais consequências dos planos atuais.


Enquete
Por outro lado, a diretoria do Sismuc questiona a enquete que vem sendo realizada pela Prefeitura com os servidores. Os resultados podem ser direcionados para diferentes análises, uma vez que as possibilidades de respostas limitam o apontamento dos problemas. Por este motivo, o sindicato também pretende realizar uma enquete com a categoria, além das reuniões presencias que estão sendo realizadas nos coletivos.