Sanepar não honra acordo com trabalhadores

A Rádio Sismuc entrevista o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge) Ulisses Kaniak. Ele aborda a greve dos engenheiros da Sanepar, além da precarização da empresa promovida pelo governo Beto Richa, as taxas praticadas à população e de onde vêm os investimentos em saneamento no estado.


Segundo Ulisses, a direção da Sanepar não honrou compromisso firmado no ano passado com os trabalhadores e o Ministério Público do Paraná sobre a política de Plano de Carreira.  A direção achatou salários entre aqueles que estão em início de carreira com aqueles que têm mais tempo e não corrigiu o erro na tabela. “A empresa se comprometeu a fazer melhorias no Plano de Carreira no prazo de um ano. Mas nada foi implantado. Houve alteração de vírgula no Plano e não que foi acordado com o MP”, expõe.


Outro ponto de divergência do sindicato com o governo Beto Richa e a direção da Sanepar está na política de maximização dos lucros e falta de investimentos. Ulisses Kaniak comenta que houve elevação da conta de água da Sanepar para beneficiar os acionistas. Por outro lado, dos investimentos atuais, 80% são recursos do governo federal e apenas 20% é dinheiro investido pelo governo do estado.


Confira a entrevista da Rádio Sismuc.