Sociólogos acumulam atividades na Prefeitura de Curitiba

 

Pilhas de pesquisas, estudos, relatórios e outros documentos para serem analisados. Dados para serem tabulados. Essa é a realidade diária dos 13 sociólogos concursados da Prefeitura de Curitiba. Espalhados por diversas secretárias, eles se reuniram pela segunda vez para relatar suas atividades e apontar as principais dificuldades vivenciadas. Os sociólogos também têm representantes no grupo de trabalho que deve rever o Plano de Carreira dos servidores municipais de Curitiba.

O principal ponto em comum é falta de estrutura física e de funcionários para desenvolver suas atividades. Na parte de estatística, por exemplo, os sociólogos necessitam da colaboração de estagiários para tabular dados. No entanto, por causa do valor baixo pago, não se encontram estudantes disponíveis. O resultado é o acumulo de atividades e demora no processamento de suas avaliações. Por isso, muitas vezes são deixadas de se realizar atividades e fazer propostas de melhoria de atendimento para a população.

Outro exemplo negativo é a ausência de sociólogos no planejamento urbano de Curitiba. A prioridade é relacionada a questão física da cidade. Em um novo loteamento, por exemplo, não é feito um levantamento social para poder estruturar cmeis, USs e demais estrutura da PMC. E isso é reconhecido na reclamação da população por falta de equipamentos públicos.

Para os sociólogos, a melhor forma de corrigir o desvio de concepção é realizando concurso público e reestruturando a carreira.  Everson Roberto Schiessel, coordenador de administração do Sismuc, conta que o risco de extinção da carreira na Prefeitura é grande e precisa ser impedido. “São apenas 13 sociólogos, sendo que duas estão em vista de se aposentar. Eles temem que haja a extinção da carreira na PMC pela falta de concurso. O povo vai sendo prejudicado. Precisamos evitar isso”, alerta.

Grupo do PCCV

A socióloga Margarida C. de Quadros foi eleita representante dos sociólogos para a discussão do Plano de Carreira no grupo 5 – Comunicação/Técnico/Administrativo. O próximo encontro desses trabalhadores ocorre 5 de junho, às 19 horas, no Sismuc.