Prefeita promete acabar com terceirização na Secretaria do Trabalho

Diante de aproximadamente 100 diretores de sindicatos do Paraná e da prefeita em exercício Mirian Gonçalves, representantes do Sismuc expuseram a posição do sindicato sobre a atual gestão. “A gente espera da Secretaria do Trabalho um olhar diferenciado também para outras questões e apontar, inclusive, na gestão Gustavo Fruet sobre práticas sindicais adequadas, apontando que quem representa os trabalhadores são os sindicatos, como tem que se comportar em uma mesa de negociação”, declarou Alessandra Oliveira, durante a reunião organizada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE). Outra questão apontada por ela é a terceirização dos serviços na própria Secretaria.

De acordo com a prefeita, que acumula o cargo de secretária da pasta, a SMTE  conta com 46 funcionários terceirizados que atuam nas agências do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e Centro de Referência do Trabalho (CRT), em Curitiba. Segundo informado, um contrato está mantido com a empresa IDQV até o final do ano. Porém, um concurso público inédito a ser realizado em 2014 substituirá os terceirizados por servidores de carreira, conforme apontado pela chefe do departamento de qualificação para o trabalho Marisa Stédile. Outra situação a ser reavaliada pela atual gestão é o recurso repassado para a SMT, que hoje conta com o menor orçamento em toda a Prefeitura e atua com apenas 12 servidores próprios cedidos por outras secretarias. 

Avaliação da negociação

A prefeita falou sobre as negociações com os servidores. “A minha avaliação é a mesma do sindicato. Os servidores entenderam que houve avanços. Ninguém mais pode fazer uma avaliação do que aqueles que foram beneficiados. Claro que não é tudo aquilo que se espera, mas há um avanço ao longo do tempo”, disse. Questionada sobre seu papel nas questões relacionadas aos servidores ela respondeu: “Eu acho que eu posso ajudar. Não é a minha pasta que faz a negociação. Quem faz é o recursos humanos, mas é claro que eu procuro atuar na proteção dos trabalhadores”.

A reunião realizada hoje (21), na sede da Prefeitura, também apontou as atividades que têm sido desenvolvidas na área do trabalho para o município. Dentre as ações apontadas estão políticas de geração de emprego e de capacitação e qualificação profissional.