Representantes dos servidores da Fundação de Assistência Social e Sismuc se reuniram hoje (16), no Edifício Delta, com a Administração da Prefeitura. O objetivo do encontro foi discutir a pauta de reivindicações da categoria. Os principais pontos da pauta é a gratificação, a diminuição da jornada de trabalho para 30 horas sem redução de salário e aposentadoria especial.
A gratificação tem como base a Lei Municipal 13.776 de 2001, que institui a gratificação em local de proteção social na FAS, porém a Prefeitura não está cumprindo. Apenas alguns locais foram privilegiados, ficando excluídos do recebimento desta gratificação os demais locais, inclusive CRAS e demais CREAS. Com isso ficou acordado um encontro para o fim de agosto, data em que a prefeitura concluirá um diagnóstico da categoria, tendo dados para apresentar ao Sismuc.
“A gente só vai ter essa conquista em agosto com a mobilização dos servidores. Se os servidores não se organizarem e não estiverem aqui dentro discutindo e debatendo pode ser até que ela venha, mas apenas para uma parcela da FAZ. Porém a nossa reivindicação é que venha para todos os servidores da FAS entendendo que o serviço é o mesmo, independendo de baixa, média ou alta complexidade, mas o serviço é o mesmo!” afirma Ana Paula Cozzolino, coordenadora geral do Sismuc.
Dentro desse levantamento que será apresentado ao fim de agosto estão os dados para a realização de um cronograma de capacitação para os servidores da FAS.
Outros pontos foram prorrogados, como a reivindicação da redução da carga horária para 30 horas sem redução de salários e o dimensionamento de pessoal será que debatido novamente ao final de setembro, quando será concluída a consultoria de específica de dimensionamento de pessoal que já está em curso.
Quanto a aposentadoria especial ao completar 25 anos de serviço dada à complexidade do trabalho da assistência social, foi informado que a IPMC já encaminhou solicitação ao governo federal, porém ainda não houve resposta.
Como avanço, ficou acordado que a Secretaria de Recursos Humanos fará uma conversa com a Guarda Municipal solicitando ronda diária nos locais da FAS. A disponibilização de Equipamentos Proteção Individuais também esteve entre os pontos de acordo. Dentro de 15 dias será realizado um levantamento de necessidades do segmento.