Os desafios do Inspetor Escolar

Em 13 de maio de 2007 foi sancionada na cidade de Curitiba uma lei que tornava a primeira sexta feira do mês de maio o "Dia do Inspetor(a) Escolar Municipal". Muito aquém aos interesses da categoria, a data nos faz refletir sobre qual a valorização que queremos. É lamentável que uma cidade que faz tanta propaganda em cima da qualidade da sua educação básica, não tenha olhos para os trabalhadores(as) não docentes que tanto contribuem dentro do ambiente escolar. 

É inviável pensar em um modelo educacional de qualidade sem que todos os trabalhadores(as) dentro da escola sejam respeitados e valorizados, entretanto, é exatamente isso o que nós vemos (e sentimos na pele) todos os dias nas escolas de Curitiba. Com a falta de um descritivo de função coerente, o inspetor(a) de alunos acaba se tornando um quebra galho dentro da escola, tendo que atuar sem condições necessárias, muitas vezes executando tarefas muito diferentes do que ele realmente deveria fazer. Mas mesmo sem condições, sem valorização, sem respeito, e com todas as demais dificuldades, esses trabalhadores se doam todos os dias para que a escola se torne um ambiente mais agradável e seguro, para que a educação possa acontecer da melhor forma possível. 

Uma coisa é fato. Quem continua atuando como inspetor de alunos, gosta e acredita no que faz, pois ninguém encara o dia-a-dia dos pátios de uma escola sem que goste disso. E é também por esse motivo que devemos exigir condições dignas de trabalho. Neste ponto, o sindicato vem há muito reivindicando pautas que já são históricas pra categoria. Dentre elas, o Pro Funcionário, programa do governo federal criado com o intuito de qualificar os trabalhadores de escola e que ainda não foi aderido pela prefeitura. O dimensionamento adequado também é pauta. Hoje o estipulado é de 90 alunos por inspetor(a), o que já é bastante, porém a realidade gritante em algumas escolas chega a cerca de 200 alunos por inspetor, o que inviabiliza a execução do trabalho e compromente seriamente a segurança nas escolas. Além destas, há também a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, isonomia com o calendário escolar e etc.

Todos os trabalhadores(as) dentro da escola são protagonistas da educação, todos educam, todos ensinam e aprendem e portanto, todos merecem respeito. Muito além de um dia, de uma data comemorativa, queremos que nossas pautas sejam atendidas, pois só assim seremos verdadeiramente valorizados pelo papel que desempenhamos. A todos os inspetores(as) de Curitiba, que mesmo sob todas as dificuldades se dedicam e desempenham seu papel com maestria, feliz Dia do Inspetor Escolar, e que em breve realmente tenhamos motivos pra comemorar o nosso dia.