Servidores podem acabar com meritocracia na revisão dos PCCV´s

Grupos de trabalho compostos por gestores e servidores serão organizados para elaborar as mudanças 

A revisão dos planos de cargos, carreiras e vencimentos (PCCV) dos servidores voltará mais uma vez à pauta. Desta vez, com a promessa da administração de finalmente realizar as mudanças desejadas pela categoria. A medida é resultado de uma luta histórica dos servidores contra o sistema meritocrático e a falta de transparência nas avaliações de desempenho. O incentivo à competitividade em lugar da cooperação entre os servidores está entre as principais consequências dos planos atuais.
 
A diretoria do Sismuc pretende preparar os servidores para os debates nos grupos de estudos que serão montados. As questões serão tratadas nas reuniões dos coletivos e resultarão em propostas oficiais da categoria a serem apresentadas nas reuniões com os gestores.
 
O objetivo, segundo Ana Paula Cozzolino, coordenadora geral do Sismuc, é buscar “o fim da meritocracia, a valorização do servidor pelo tempo de trabalho, o crescimento financeiro e a valorização pelo seu empenho em buscar se aprimorar e estudar, de modo que o servidor possa crescer automaticamente”.
 
Grupos de Trabalho
De acordo com declarações da secretária de recursos humanos Meroujy Cavet, serão organizadas comissões de trabalho. Os representantes do sindicato serão indicados e, caso o servidor seja sindicalizado, poderá pleitear a oportunidade por sua representação de classe. Caso não seja sindicalizado, também terá a oportunidade de participar. Serão disponibilizadas nove vagas, sendo três para os representantes da administração municipal, três servidores sindicalizados e mais três servidores não sindicalizados. 
 
O formulário para a inscrição estará disponível no site RH 24 Horas até dia 5 de maio. Os grupos de trabalho irão discutir três temas, distribuídos em três momentos distintos: o primeiro é a tabela de vencimento, o segundo tema refere-se aos procedimentos para crescimento horizontal e vertical e, o terceiro, trata da implementação do Plano de Carreira.
 
Funcionamento
Na discussão de cada um dos temas, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos levará ao Grupo de Trabalho uma proposta sobre o tema para aquele grupo de cargos tratados. Nesta reunião serão discutidas as especificidades e feitos os ajustes. Na sequência, será disponibilizado no site RH 24 Horas a memória de reunião para cada grupo de cargo.
 
A Secretaria fará também uma enquete específica com os servidores dos cargos que já discutiram o Plano de Carreira. A enquete ficará disponível por 20 dias e, após a compilação dos resultados, será realizada uma nova reunião com a comissão para discutir o resultado da enquete e os ajustes necessários e possíveis.