Negociação na saúde mantém questões principais pendentes

A mesa de negociação especifica da saúde, realizada hoje (19) pela manhã, no edifício Delta, iniciou o debate de 29 itens da pauta do segmento. Deste total, 10 fizeram parte dos debates incluindo alguns dos itens mais aguardados pelos servidores, como a redução da jornada de trabalho dos excluídos para 30 horas semanais. 

A questão permanece sem solução, por enquanto. A Prefeitura propõe a organização de uma comissão com participação de gestores e representantes dos servidores para discutir o tema. Compromisso de campanha de Gustavo Fruet, a isonomia na jornada entre os servidores da saúde deve voltar a ser debatida após a entrega dos nomes da comissão em reunião a ser realizada no dia 30 de abril.

A isonomia da gratificação da Estratégia Saúde da Família (ESF) está sob estudo da administração municipal, segundo informado pelos gestores. Uma avaliação do impacto financeiro será realizada. A questão voltará a ser tratada na revisão dos planos de cargos, carreiras e vencimentos.


Outras questões
Os itens da pauta referentes a enquadramento do auxiliar de saúde bucal no nível médio no plano,  disponibilização de guardas municipais em todos os equipamentos de saúde municipais, migração dos auxiliares de enfermagem para técnico de enfermagem e incorporação integral de gratificações na aposentadoria, como o risco de vida, continuam sem resolução. Algumas dessas pautas, segundo a gestão, dependem de avaliação prévia de impacto financeiro e do diagnóstico para redimensionamento do quadro de recursos humanos. 


Avanços
Houve acordo em relação à presença de auxiliares de enfermagem exclusivos para ambulância e limpeza dos veículos com a criação de Procedimento Operacional Padronizado (POP), bem como a responsabilização das coordenações para abertura das unidades.


Próximos passos
Além da reunião marcada para o dia 30, quando será debatido exclusivamente o Incentivo de Desenvolvimento e Qualidade (IDQ), também já está agendada a segunda rodada de negociação da pauta específica da saúde. A reunião ocorre no dia 9 de maio. Os servidores da saúde avaliam a questão em assembleia em andamento agora à noite e nos próximos dias nos coletivos do segmento.