Sismuc entrega pauta ao prefeito Gustavo Fruet

O Sismuc fez a entrega da pauta geral da Campanha de Lutas 2013. A primeira reunião com a Secretaria de Recursos Humanos já está agendada para esta sexta-feira. Além do prefeito Gustavo Fruet e da vice-prefeita Mirian Gonçalves, também participaram o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Pedro Paulo, e a secretária de recursos humanos, Meroujy Giacomassi Cavet.

Gustavo Fruet reafirmou a legitimidade do sindicato e da necessidade de construir um diálogo propositivo que traga avanços para os servidores municipais. O prefeito reconhece que a expectativa da base é grande e ressalta que as pautas podem avançar a curto, médio e longo prazo. “Avanços sim, mas não na integralidade. A cidade está tomando conhecimento da situação que tivemos ao assumir a prefeitura. Quero deixar claro que a orientação para a equipe é de canal de diálogo e de respeito ao sindicato e deixar claro a situação do município. Queremos estabelecer uma agenda para avançar em quatro anos”, declarou o prefeito.

O sindicato aproveitou a oportunidade para reforçar suas pautas históricas. A coordenadora geral Ana Paula Cozzolino lembrou que as demandas dos servidores são de conhecimento do prefeito e de sua vice-prefeita desde o período eleitoral. São questões relacionadas ao salário do servidor e as suas condições de trabalho: “Alguns pontos são principais como baixos salários e as remunerações variáveis que amarram o servidor. Outro pontos questionáveis são o assédio moral e o fato de a meritocracia não dar oportunidade para todos crescerem na carreira”, pontua. Já Alessandra Oliveira, diretora do Sismuc, reforçou a necessidade de discutir o Instituto Curitiba de Saúde e gestão de rh: “Queremos discutir o modelo de gestão, financiamento e atendimento do ICS. É importante que nas mesas de negociação estejam os donos da caneta”, solicita.


Também presente à reunião, o líder do governo na Câmara, vereador Pedro Paulo, acredita que o legislativo será um aliado neste novo momento de diálogo. Pedro Paulo defende a valorização dos trabalhadores: “Nós vamos acompanhar esse processo de negociação. Isso pode resultar em projetos de lei que o Executivo encaminhe e nós teremos claro o que se pede para colaborar”, ressaltou.


Pautas
A primeira mesa de negociação entre sindicato e prefeitura ocorre já nesta sexta-feira, 22, segundo a secretária de recursos humanos Meroujy Giacomassi Cavet. Ela solicitou que nesta data sejam entregues as pautas específicas para serem agendadas as mesas por segmento. Além disso, a secretária se dispôs a retomar os debates sobre as greves. O Sismuc quer que os diversos entendimentos jurídicos sejam unificados e que haja conciliação para que os servidores não sejam punidos e prejudicados.