Educadores da educação infantil se reuniram ontem, dia 5, no Sismuc, para a elaboração e aprovação da pauta para Campanha de Lutas 2013.
Reivindicações novas foram incorporadas a pauta como o dia do educador no calendário dos cmei’s; o fim da terceirização da alimentação das crianças; inclusão do Sismuc no Conselho de Alimentação Escolar; inclusão digital e compra de computadores suficientes e de bom estado para elaboração de relatório e avaliações, e por fim, a reavaliação da colônia de férias.
A categoria também definiu pela retirada das 30 horas de jornada de trabalho da pauta. “Mesmo sendo uma pauta histórica, como manter às 30 horas de jornada, se o que pedimos é a equiparação com o magistério? Ou seja, queremos às 20horas!”, diz Cathia Almeida, diretora do sindicato.
Pontos de pauta anteriores foram mantidos, como a equiparação salarial com o magistério, um novo plano carreira sem concorrência, maior segurança, 33% de hora-atividade, aposentadoria especial de 25 anos, entre outros.
Marcela Alves Bomfim, diretora do Sismuc, reforçou a importância do encontro: “queremos que todos tenham conhecimento do que defendemos, não sabemos quem estará na secretaria próximo ano, mas sabemos que temos que estar unidos e com as nossas reivindicações claras”.
Durante os últimos anos educadores realizavam a pauta específica em conjunto com inspetores e administrativos de escola, neste ano a categoria ganhou força com a pauta da isonomia com o magistério, o que gerou a necessidade da organização.
Bomfim conclui: “Temos que sair daqui com o dever de mobilizar todos e argumentos a gente tem. A gente só mobiliza se organizando e debatendo juntos”.