Um dia de confraternização, descanso e alegria. Esse foi o clima do passeio dos aposentados desse ano promovido pelo Sismuc. Um momento que representou, para alguns, uma volta à infância. “Dizem que a partir dos 60 começa tudo de novo, não é? É bom ter um dia assim pra gente passear, se divertir, sair um pouco da rotina”, celebra a aposentada Izaura da Silva Borges. As quase cinquenta pessoas que participaram da viagem tiveram a chance de conhecer Colombo, cidade que fica na região metropolitana de Curitiba, mas podia facilmente ser confundida com uma localidade completamente interiorana.
Só uma parada do roteiro foi no centro do município. Na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, os aposentados puderam apreciar as belas imagens sagradas do templo, réplica exata da Igreja de Vicenza, na Itália. As outras atrações foram todas ao pé da estrada. Bom para o Seu José Castorino, que teve a chance de voltar a pescar durante visita a um pesque e pague da região. “Já estou ganhando de todos vocês”, brincou ao pescar o primeiro peixe da manhã, logo devolvido à água.
Quem preferiu visitar a horta do lugar, voltou de sacolas cheias de verduras e legumes para o ônibus. Depois do almoço e de uma pausa para o descanso, foi a hora de visitar as vinícolas da cidade. Entre uma degustação e outra, os turistas levaram vinhos, sucos e doces para Curitiba. “A gente trabalhou e lutou bastante pra poder ter esses momentos”, comemorou Lidinalva Malikoski, 21 anos de vida dedicados ao trabalho na prefeitura.
Entre uma visita e outra, não faltou oportunidade pra colocar a conversa em dia. Bom pra falar sobre os netos, sobre a vida e sobre as memórias. “Eu lembro quando o sindicato não tinha uma sede e a gente fazia as reuniões numa sala nos fundos da Câmara Municipal, ou na Igreja Bom Jesus. Que bom que hoje nós temos a oportunidade de promover eventos como esse”, saudou Dona Lidi antes de ir ao café da tarde que fechou o passeio.