Seminários da Educação pautam mobilizações da categoria

O Sismuc realizou no sábado (27) o último Seminário da Educação. O tema foi “Aposentadoria especial para os educadores”. O advogado do Sismuc Ludimar Rafanhim mostrou as diferenças entre os educadores e os professores no momento da aposentadoria. Para o sindicato, a reformulação do tempo de exercício de trabalho deve ser um dos principais pontos para valorizar a carreira do educador. Por isso, o sindicato realiza em cinco de dezembro assembleia com o intuito de organizar as mobilizações e a pauta.


A apresentação do seminário mostrou que a equiparação dos educadores com os professores não deve ser apenas salarial, mas também de direitos. Um deles é a possibilidade de os educadores se aposentarem nas mesmas regras do magistério. Atualmente uma professora pode se aposentar com 25 anos e um professor com 30 anos de exercício. Enquanto isso, os educadores seguem as regras gerais de previdência dos demais servidores: 30 anos para as mulheres e 35 anos para homens.


Para o Sismuc, o resultado dessa diferença é maior desgaste do educador infantil. “O desgaste físico e mental dos educadores é muito maior e isso não é previsto na aposentadoria”, ressalta Marcela Bomfim, coordenadora de comunicação. 
Em 5 de dezembro, às 19 horas, o Sismuc realiza assembleia específica para os educadores. O encontro deve fazer um balanço dos cinco seminários realizados: Sistema de educação, Financiamento, Plano de Carreira e Jornada de Trabalho, Formação e Capacitação e Aposentadoria Especial. O objetivo é aprovar a pauta específica dos educadores e mobilizações para 2013.

Notícias relacionadas: