A entrevista dos servidores municipais com o candidato a prefeito de Curitiba Ratinho Jr foi uma grande oportunidade para questionar sobre o futuro do serviço público. Os servidores abordaram diversas questões relacionadas à saúde, educação, segurança, cultura e finanças. As categorias que mais fizeram perguntas foram agentes administrativos, educadores e educadores sociais, excluídos das 30 horas, servidores do IPPUC, guardas municipais, fiscais, polivalentes, entre outros.
Dentre os principais pontos estão a valorização do educador social, uma fez que o plano de governo do candidato (ambos, segundo os servidores), não especifica a valorização, a preocupação com a segurança dos servidores educadores sobre o aumento do atendimento em cmei’s para as 19 horas e a isonomia com os professores. Também se abordou a jornada de trabalho na saúde e a redução de jornada dos excluídos das 30 horas. Agentes administrativos, segmento que perpassa por diversas secretarias, também pediu atenção especial, assim como os guardas municipais. Já a direção do sindicato focou, em suas perguntas, o combate à terceirização, o piso salarial por categoria, incorporação das remunerações variáveis, reestruturação da carreira, e investimentos no ICS e IPMC. Acompanhe o resumo.
Cargos Comissionados
O candidato foi questionado sobre o apoio “velado” que está recebendo das chefias. Os servidores apontaram que é um erro enorme esse apoio, pois representa a continuidade da gestão. Ratinho Jr disse que não tem esse apoio e que se trata de “fofoca de blogueiro”. Ele disse que vai enxugar os cargos comissionados e reformular a estrutura. Como exemplo, citou a quantidade de dentistas comissionados em atuação burocrática: “vou por esse povo para trabalhar”.
O apoio de Ducci também foi rechaçado pelo candidato. Ratinho Jr disse que é contra o nepotismo e, por isso, sua mulher não será presidente da Fundação de Ação Social.
Aposentados
Uma das maiores preocupações dos servidores é a aposentadoria. Um servidor comentou que tem 35 anos de Prefeitura e que não se aposenta por causa das perdas salariais que será vítima. O candidato se comprometeu a estudar o assunto. O sindicato defende a incorporação salarial para que se reduzam as perdas, além da valorização salarial e do piso por nível.
Dentistas na Escola
A proposta de dentistas nas escolas não criou consenso entre os servidores. Segundo o candidato, as crianças têm problema de dentição que precisa ser corrigido. No entanto, o programa não ocorrerá de forma fixa em todas as escolas, mas em locais que possam atender a maior quantidade de servidores. O candidato se comprometeu a avaliar o projeto com os servidores.
Cmei até as 19 horas
A proposta do candidato partiu de uma conversa com uma mãe. Os servidores questionaram como será a organização para esse atendimento. Uma dessas questões é de como fica a rotina do auxiliar administrativo. Outro ponto é a segurança nos cmei’s. Educadora apontou que a segurança atual é para o prédio e não para os servidores e para as crianças. Outra preocupação é de como ele vai reduzir a jornada para 30 horas sem perda de vencimentos e sobrecarga de trabalho por causa do horário estendido. Foi citado que os professores têm padrão 20 horas enquanto que os educadores têm padrão 40 horas, ambos têm formação semelhante, mas vencimentos incompatíveis. Ratinho Jr se comprometeu a avaliar a demanda.
Educadores sociais
Os trabalhadores citaram que não são relacionados nos planos de governo de Ratinho Jr e Gustavo Fruet. Eles colocaram a complexidade e especificidade do trabalho de recuperação de crianças, jovens, adultos e terceira idade nas casas e ruas e abrigos de Curitiba. O candidato assumiu que a pauta não foi discutida, mas convidou a educadora social para fazer o debate aprofundado sobre as perspectivas da profissão.
Agentes administrativos
Uma das maiores categorias da Prefeitura, os agentes administrativos estão lotados em diversas secretarias da gestão municipal. No entanto, seu salário médio gira em torno de R$ 800. Os servidores cobraram do candidato a valorização salarial e incorporação com isonomia, uma vez que alguns agentes recebem apenas PPQ de R$ 250 enquanto que outros (Secretaria de Finanças, por exemplo) possuem gratificações de até 150% em seus salários.
IPPUC
Os servidores do IPPUC apontaram precarização do trabalho e cobraram atenção do candidato no plano de governo. Eles entregaram documento a Ratinho Jr com a pauta de reivindicações e destacaram a necessidade de concurso público e valorização da autocapacitação, uma vez que apenas 80 servidores trabalham no Instituto. (Correção: 282 servidores)
Excluídos das 30 horas e saúde
O candidato não apresentou proposta para inclusão da redução de jornada dos servidores excluídos. Ele se limitou a estudar o caso se for eleito.
Ainda na saúde, os servidores questionaram a jornada 12×60 como a melhor para a área. O assunto, no entanto, tem que ser discutido entre sindicato e gestão.
Os trabalhadores ainda apontaram que os problemas na saúde são fruto da má gestão. O candidato reafirmou a necessidade de investir cada vez mais em saúde e nos trabalhadores.
Guarda Municipal
O candidato questionou o atual tratamento dado a Guarda Municipal. Ele garantiu a criação da Corregedoria e da Academia da Guarda Municipal. Disse que recursos do Governo Federal já estão garantidos através do Pronasci. Ratinho Jr disse que o guarda tem reconhecimento nacional e poder de polícia, por isso, o agente público deve ser valorizado como tal.