Educadores devem debater futuro da educação infantil

Os governos Federal, Estadual e Municipal têm discutido critérios para a entrada de crianças em cmei’s, a quantidade de vagas, a quantidade de educadores por sala, a idade inicial para entrada no ensino fundamental e outros aspectos da educação infantil.  Por isso, o Sismuc convida os educadores para reunião no próximo dia 31, às 19 horas, quando se discutirá essas mudanças. O objetivo é entender quais serão os impactos na rotina dos educadores em 2013 e nos próximos anos. O encontro ocorre no Sismuc. 

Entre os temas a serem debatidos está a quantidade de educadores por sala.  No último dia 10, uma reunião no Conselho Municipal de Educação de Curitiba aprovou as “Normas e Princípios para a Educação Infantil no Sistema Municipal de Ensino de Curitiba”. O documento prevê um educador para cada 5 crianças na faixa etária de 0 a 1 ano, um a cada 8 crianças de 1 a 2 anos, um a cada 10 crianças de 2 a 3 anos, e assim sucessivamente. A proposta do sindicato é que houvesse um educador para cada 5 crianças até 3 anos. 


Outro ponto de discussão é a carga horária das crianças em cmei’s, período de férias e até agendamento do atendimento. Segundo resolução do Conselho Nacional de Educação, haverá “oitocentas horas anuais de atividades educativas, distribuídas em um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho educacional com as crianças e Todas as crianças da Educação Infantil deverão gozar de um período de férias para que se favoreça oportunidade de maior convívio com seus familiares”.


Por fim, os educadores também poderão discutir a passagem da criança do cmei para a escola. Nesse sentido, Governo do Estado emitiu norma sobre o ingresso das crianças no 1º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos.


Agenda:
Tema: Mudanças na educação infantil – Resoluções federal, estadual e municipal
Data: 31 de outubro
Horário: 19 horas
Local: Sismuc