Coletivo dos aposentados enfatiza qualidade de vida na maturidade

Os aposentados presentes hoje no coletivo do Sismuc foram apresentados a novas possibilidades para o futuro. O coletivo promoveu palestra sobre a qualidade de vida na maturidade com Edilmere Sprada, voluntária do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana. “Nós temos que fazer com que eles se envolvam na sociedade, participem das políticas públicas e vejam que ainda têm muita coisa pela frente”, defendeu a palestrante.

O estímulo à participação e ao aproveitamento desse momento da vida agradou Andre Luiz Saddok de Sá, fiscal aposentado da URBS, que definiu o encontro como ‘muito produtivo’. Segundo Edilmere, o objetivo da palestra foi promover uma mudança na perspectiva em relação a esse momento diferente na vida. “Os aposentados tendem a ver a aposentadoria como o fim de algo, mas na verdade é apenas o início de uma nova fase”, define.

No fim da palestra, foi feito um convite. No dia 31 de agosto, das 9 horas ao meio dia, na Faculdade Dom Bosco, o fórum da pessoa idosa promove o 3º encontro com os candidatos à Prefeitura. No evento serão debatidas as propostas e os projetos para a pessoa idosa.

Nova secretaria

Um dos pontos estabelecidos no planejamento da nova diretoria do Sismuc foi a
transformação do coletivo dos aposentados em uma nova secretaria do sindicato. Salvelina Borges será a responsável pela pasta, que passa a ter um orçamento específico. “O trabalho que nós fazemos mostra que as pessoas estão satisfeitas. Antes nós tínhamos cinco ou seis aposentados participando dos coletivos. No encontro de hoje nós tivemos perto de 50 pessoas satisfeitas”, compara.