Solenidade realizada no Teatro Guaíra dá início às atividades acadêmicas do III Cepial

Foi realizada ontem à noite (17), no Teatro Guaíra, a solenidade de abertura do III Cepial – Congresso de Cultura e Educação para a integração da América Latina. O Congresso é uma iniciativa da CASLA – Casa Latino-Americana e de diversas instituições governamentais, não governamentais e universidades. O evento iniciou suas atividades no último domingo (15) com um carnaval latino-americano e segue até sexta-feira com uma vasta programação acadêmica, dividida em mesas redondas pela manhã, encontros temáticos, grupos de trabalho e cursos livres pela tarde e de uma rica programação cultural gratuita e aberta ao público, que acontece o dia todo.
 
Na ocasião, foi exibido um vídeo institucional sobre os 27 anos da CASLA – Casa Latino Americana, a história das duas primeiras edições do Cepial e as expectativas para esta terceira. Em um trecho do vídeo, Dimas Floriani, Coordenador Acadêmico do Congresso diz que “a integração cultural é mais complexa que a integração econômica. O desafio é trabalhar com a diversidade e as diferenças, possibilitando diálogos e estratégias para buscar uma sociedade mais justa”.
 
Animando a noite, o público foi presenteado com a apresentação do coral da UFPR e com a Big Belas Band. Na entrada do teatro os presentes também puderam prestigiar a abertura da exposição Cerâmica Popular do Paraguai – tradição e subjetividade, com peças feitas em sua maioria por mulheres, retratando aspectos híbridos das tradições indígena e mestiça, associadas ao cotidiano paraguaio diário, vivenciado pelas artistas.

Entre os participantes estavam o Secretário de Políticas Públicas Culturais Sérgio Mamberti, representando a Ministra de Cultura Ana de Holanda, o Diretor do Museu Paranaense Renato Carneiro Junior, representando o Secretário de Estado de Cultura Paulino Viapiana, o Secretário do Trabalho e Emprego Paulo Bracarense, representando o prefeito de Curitiba Luciano Ducci, Secretária Municipal de Educação Liliane Sabbag, , o magnífico reitor da UFPR o Prof. Dr. Zaki Akel Sobrinho, a Diretora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná Maria José Justino, o Vice-diretor da Faculdade de Artes do Paraná Angelo José Sangiovanni, A Secretária Educacional da APP-PR Walkiria Mazeto e o Deputado Estadual Tadeu Veneri, representando a Assembleia Legislativa do Paraná.
 
A presidente do congresso Gladys de Sousa agradeceu a presença de todos e o apoio das instituições e lançou a campanha “Somos Todos Migrantes”, motivada pela ideia de que a questão da migração não deve ser encarada como um problema. “As políticas públicas devem ser voltadas para a abertura das fronteiras, principalmente em épocas de crise, a partir das experiências de outros povos pode-se buscar soluções às mazelas da sociedade. Parte-se da diversidade cultural e riqueza dos povos no âmbito da integração. Na origem dos povos somos todos migrantes”, explicou a presidente. Além disso, aproveitou o momento para compartilhar com o público a notícia de que já existem universidades latino-americanas mobilizadas para realizarem os encontros temáticos preparatórios para o IV Cepial. “Representantes da Universidad Nacional Autónoma de México, Universidad de los Lagos do Chile, Universidade Federal do Ceará, Universidade Fronteira Sul, Universidad Nacional de General Sarmiento da Argentina decidiram acolher alguns encontros no ano que vem”, relatou Gladys.