O 11º Congresso Nacional da CUT iniciou neste dia 9 com o seminário internacional “Os desafios dos trabalhadores e das trabalhadoras no enfrentamento da crise”. Cerca de 2,5 mil delegados e delegadas de todo o país participam do evento, na capital paulista. Um link na página da CUT na internet permite que o congresso seja acompanhado em tempo real.
Para o presidente da Confederação Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA), o canadense Hassan Yussuff, o compromisso e a solidariedade que vêm sendo manifestados pela CUT, com sua longa experiência, colocam a atuação do movimento sindical internacional em novo patamar, com melhores condições de defender os interesses da classe.
O aprofundamento da crise nos países capitalistas centrais e os iminentes ataques ao movimento sindical, declarou o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, reforçam a responsabilidade e a necessidade do fortalecimento da cooperação e unidade entre os diversos atores sociais e ampliam a importância de garantir um movimento sindical forte e atuante.
O Congresso segue até o dia 13 de julho, debatendo propostas de ação para o sindicalismo cutista. Delegados do Sismuc participam do evento, representando os servidores municipais de Curitiba.
Matérias relacionadas: