Os problemas no Instituto Curitiba de Saúde (ICS) não se restringem ao pronto atendimento. Os servidores também encontram dificuldades para agendar atendimento em algumas especialidades. A demora chega há três meses e os principais prejudicados são os aposentados. A direção do ICS tem indicado a procura por hospitais e laboratórios (errata: são clínicas conveniadas) conveniados na tentativa de diminuir o fluxo no local. No entanto, a informação muitas vezes não chega ao conveniado. Por isso, o Sismuc deve agendar reunião com o Instituto nos próximos dias. O sindicato defende investimentos diretos no ICS, transformação em autarquia e a transição dos terceirizados para concursados. Atualmente, o servidor tem descontado 3,14% de seu salário para o ICS, que é reajustado anualmente em conjunto com o reajuste dos servidores.
A demora do agendamento deixa indignados os aposentados que pagam pelo convênio, pois é o único benefício que fica. Os demais, como gratificações e o PPQ, são retirados na aposentadoria. É o caso de Aracel Mafalda Fantinado, 69 anos, que se aposentou como auxiliar administrativa operacional. Ela conta que tentou agendar três exames em março e que a consulta só seria realizada em setembro, seis meses depois. “Eu fiz exame particular para cintilografia, teste de esforço e ecografia cardíaca, mas, no ICS, só iam me atender em setembro”, reclama à aposentada. Aracel reclamou na ouvidoria e conseguiu a antecipação da consulta para maio.
O ICS tem divulgado em seu site (www.ics.curitiba.org.br/), no item ‘Rede de serviços’, a lista de hospitais e laboratórios conveniados. No entanto, o servidor público sempre é obrigado a pagar 30% pela consulta nesses locais,principalmente no sábado e domingo, quando o Instituto fica fechado. “O sindicato defende que os serviços dentro do ICS sejam ampliados e que a Prefeitura altere o regime do terceirizado para concursado para suprir a alta rotatividade de médicos”, alerta Juliano Soares, diretor do Sismuc.
Hoje, o sindicato teve a confirmação de uma reunião nos próximos dias com a presidente do ICS Ana Luiza Schneider Gondim. “Nosso objetivo é analisar conjuntamente os problemas do Instituto e levar propostas”, reforça Juliano. O Sismuc aguarda que a assessoria da presidente encaminhe material de divulgação dos convênios para informar os servidores públicos.
Ouvidoria
A presidente do ICS Ana Luiza Schneider Gondim disponibiliza seu e-mail para que as reclamações, sugestões e elogios sejam feitos diretamente a ela. O endereço é aschneider@ics.curitiba.pr.gov.br
Notícias Relacionadas: