Geriatra debate saúde na melhor idade com aposentados

A chuva não tirou a disposição dos servidores aposentados de comparecer a mais uma reunião do coletivo. O segundo encontro do ano teve como convidado o médico Ademar Almeida Santos Filho, especialista em geriatria.

Aproximadamente 30 aposentados puderam acompanhar a palestra relacionada à saúde e prevenção, minstrada nesta segunda-feira (27). Ademar Filho abordou causas e efeitos de diferentes doenças e sintomas apresentados em idades de 30 a 40, 40 a 50, 50 a 60, e assim por diante. Além disso, deu dicas de como prevenir problemas de circulação, respiração, câncer, pressão e perda de memória, entre outros correlacionados.

Ademar Filho diz que virou médico por vocação e atua há pelos menos 35 anos. Escolheu a geriatria porque percebeu a necessidade de ter um atendimento especializado para uma população que crescia no Brasil. Hoje, segundo dados do IBGE, há quase 15 milhões de idosos (6,8% da população).

Ele também salientou que é preciso atentar para o atendimento especial em relação à saúde do idoso. Um público que, em geral, médicos mais novos não se preocupam em buscar o tratamento da doença, mas apenas amenizar os sintomas. “Não tratam a patologia e apenas o sintoma”, diz.

Valeu à pena
Este foi o primeiro encontro que a aposentada pela FAS Marigilda de Souza participa. Mas ela garante que retorna, pois “valeu à pena”. “Gostei das coisas que aprendi e vou repassar as informações”, disse. “Tenho várias
pessoas com problemas de saúde e as dicas debatidas aqui ajudam”.

“Hoje eu gostei”, afirmou o aposentado Denir Premicio Meroti. “Gostei porque teve muita coisa aqui que eu não sabia e acabei aprendendo”. Meroti destaca as dicas de respiração, artrose e exames que a própria pessoa pode fazer, principalmente de próstata.

Entrega das fotos
Quem compareceu ao coletivo recebeu em mãos um DVD com as fotos e  vídeo, do passeio de confraternização realizado em outubro passado.

Coletivo
O próximo encontro do grupo está marcado para 26 de março. Qualquer
aposentado da prefeitura pode participar.